Franca – Relógio Solar


Imagem: Google Street View

O Relógio Solar de Franca-SP foi montado em 1886, pelo capuchinho francês frei Germano Dannecy, estudioso de astronomia e eletricidade.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Relógio Solar
Localização: Praça Nossa Senhora da Conceição – Franca-SP
Número do Processo: 08499/69
Resolução de Tombamento: Resolução de 08/03/1972
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 09/03/1972, p. 33
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 266, p. 69, 25/03/1987

Descrição: Em 1805, foi autorizada a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Freguesia da Franca e Rio Pardo. Com o crescimento do povoado, Franca foi elevada à categoria de vila em 1824. Ao atingir o final do século XIX, já era visível o seu desenvolvimento, através das inúmeras melhorias urbanas como, por exemplo, iluminação a querosene, construção de prédios públicos, casas de saúde, escolas, obras de saneamento e implantação da linha Mogiana.

O Relógio Solar de Franca foi montado em 1886, pelo capuchinho francês frei Germano Dannecy, estudioso de astronomia e eletricidade, que recebeu o convite de dom Pedro II para dirigir o Observatório Meteorológico do Império. O relógio, construído com recursos vindos das contribuições da população local, constitui-se, juntamente com outro existente na França, nos únicos exemplares do gênero no mundo. Trata-se de um relógio vertical, de corpo cilíndrico, com mais de 3m de altura, apoiando em seu topo um cubo, em cujas faces é feita a leitura das horas.
Fonte: Tereza C. R. E. Pereira.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.