Fundão – Casa da Cultura de Fundão


Imagem: SeCult-ES

A Casa da Cultura de Fundão foi construída no ano de 1882, e pertencia à antiga Fazenda Taguaraçu.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Casa da Cultura de Fundão
Localização: Fundão-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 3/1985
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 82, às folhas 9v e 10
Livro das Belas Artes: Inscr. nº 3, às folhas 1v e 2

Descrição: Construída no ano de 1882, pertencia a antiga fazenda Taguaraçu. Funcionou como firma exportadora de café, no século XX.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: A antiga residência da família Agostini, atual Casa da Cultura Doutor Mauro Mattos Pereira, é um sobrado localizado no município brasileiro de Fundão, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo como patrimônio cultural do estado. Atualmente funciona como museu.
O sobrado, erguido em 1882 na fazenda Taquaraçu, do pioneiro Cândido Vieira, foi comprado em leilão pelos Agostini no início do século XX e usado pela exportadora de café Angelo Agostini e Cia., administrada pelo comerciante e representante bancário Hipólito Agostini. Havia do prédio ligação por telefone até a fazenda Agostini, na zona rural. Na época, o piso térreo funcionava como comércio e o piso superior, como residência. Em 1925, foi moradia do médico e político César Agostini e, até a década de 1970, a família usou o térreo como escritório. Mais tarde, o prédio foi comprado pela prefeitura. Foi restaurado em 1985 e 1986 para o funcionamento de loja de artesanato, museu e espaço para eventos culturais, além de ser sua área externa ter sido calçada de pedras e a construção de nova escada externa.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.