Goiás – Capela de São João Batista


Imagem: Acervo Digital do Iphan

A Capela de São João Batista é uma construção em taipa de pilão e telhado em telha de barro canal, da segunda metade do século XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de São João Batista
Outros Nomes: Capela do Ferreiro; Igreja de São João Batista
Localização: Área rural – Goiás-GO
Número do Processo: 471-T-1952
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 412, de 05/11/1953
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Edifício de arquitetura religiosa, a singela capela localiza-se no antigo Arraial do Ferreiro, hoje desaparecido, distante aproximadamente 10 Km da cidade de Goiás. É uma construção em taipa de pilão e telhado em telha de barro canal, da segunda metade do século XVIII. Tem campanário isolado em estrutura de madeira localizado ao lado do edifício.
A igreja foi construída em 1761 pelo tenente José Gomes e foi a segunda a ser erigida na província, após a Matriz de Sant’ana. Edificação simples, de dimensões reduzidas, semelhantes às capelas rurais portuguesas, bem diferente dos edifícios religiosos encontrados no litoral brasileiro e em Minas Gerais. Possui características típicas das pequenas igrejas do interior do Brasil, com nave única, dois corpos laterais, coro sobre a porta de entrada e janelas com balcão entalado. No interior encontramos, os dois altares colaterais emoldurando o arco cruzeiro, além do altar mor. O púlpito possui balaustrada, assim como o coro, e a nave ostenta cancelo com balaústre recortado. A talha é simples, resumida ao essencial.
Fonte: Iphan.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Capela de São Batista Ferreiro (Arraial João do Ferreiro)
Localização: Antigo Arraial do Ferreiro, s/n – Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.