Goiás – Igreja de São Francisco de Paula


Imagem: Unesp

A Igreja de São Francisco de Paula, em Goiás-GO, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Francisco de Paula
Localização: Praça Zacheu Alves de Castro, s/n – Goiás – GO
Número do Processo: 345-T-1942
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 359, de 13/04/1950
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo (imagens, alfaias e móveis antigos entre outros), de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Edifício de arquitetura religiosa, situa-se em pequena elevação às margens do rio Vermelho, no Centro Histórico da cidade de Goiás. Construção de 1761, tem paredes em taipa de pilão e telhado em telha de barro canal. Tem fachada plana, com cruzeiro de madeira no adro e torre sineira do século XIX separada do corpo da igreja. O tombamento abrange também forros e retábulos policromados, imagens, alfaias e móveis antigos.
Fonte: Iphan.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Igreja de São Franciscod e Paula
Localização: Praça Zacheu Alves (Largo de São Francisco de Paula), s/n – Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

Descrição: Construída em 1761, por iniciativa de Antônio Tomás da Costa, sofreu alterações ao longo dos anos, perdendo sua estrutura primitiva. A pintura do forro da nave e da capela-mor são de autoria de André Antônio da Conceição, em 1869.
Sua fachada é simples, de estilo colonial, e pináculas nos pilares de sustentação. O campanário externo lembra um quiosque de madeira. No interior da igreja há o arco cruzeiro, de linhas clássicas, o altar-mor, de linhas simples, salvo as duas volutas encimadas por uma concha, além do sacrário, também com talha muito simplificada. Não há douração primitiva. A igreja possui uma valiosa coleção de imagens, suas preciosas alfaias.
Fonte: Unesp.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Unesp
Iphan
Carla Freitas Pacheco Pereira
Patrimônio de influência portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.