Goiás – Largo do Chafariz


Imagem: José Gomes Neto

O Largo do Chafariz, em Goiás-GO, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Largo do Chafariz: conjunto arquitetônico e urbanístico
Outros Nomes: Praça Monsenhor Confúcio: conjunto arquitetônico e urbanístico; Praça Brasil Caiado: conjunto arquitetônico e urbanístico; Chafariz de Cauda da Boa Morte
Localização: Praça Brasil Caiado – Goiás – GO
Número do Processo: 345-T-1942
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 71, de 18/09/1978
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 393, de 03/05/1951

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do antigo Largo do Chafariz (…) inclusive o Chafariz da Boa Morte
Localização: Largo do Chafariz, Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

Descrição: Em 1778, o Chafariz de Cauda da Boa Morte foi construído com a finalidade de dividir o abastecimento de água da cidade com o já existente Chafariz da Carioca. O termo “Chafariz de Cauda” é usado em virtude do aqueduto que o abastece se assemelhar a uma enorme cauda, em sua parte posterior. Já “Boa Morte” se refere à Capela de mesmo nome, pertencente à Confraria dos Homens Pretos, situada em um terreno imediatamente atrás do local onde está implantado o Chafariz. Construído em alvenaria de pedra, com detalhes em pedra-sabão, o chafariz possui, em seu corpo central, as bicas que forneciam água à população além de dois tanques destinados aos animais, na parte externa. Sua estrutura é organizada para apresentar quatro corpos, além do central, dispostos de forma tal que, em conjunto com a grade de proteção frontal, criam um pátio interno de forma hexagonal irregular, com bancos talhados na pedra, com o objetivo provável de proporcionar conforto aos usuários das bicas. Detalhes importantes em sua decoração são pináculos que se apresentam com desenhos diferenciados em função de sua localização no monumento, além de volutas e mais elementos bem ao gosto rococó.

Em sua parte superior encontra-se, ainda, um escudo entalhado em pedra-sabão, onde se pode ler: “Mandada fazer pela Câmara desta Vila, sendo o Governador e Capitão General Ilustríssimo José de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho e Ovd. Geral o Desembargador Antonio José de Almeida. Ano de 1778”. (Texto de Gustavo Neiva Coelho)
Fonte: Iphan.

Descrição: O Chafariz de Cauda da Boa Morte, […] um dos mais importantes frutos patrimoniais construídos na cidade, foi inicialmente tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 1951, sendo que mais tarde todo o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do centro histórico de Goiás recebeu o mesmo destino em 1978. Através de pesquisas, pode-se constatar que o reconhecimento como Patrimônio Mundial da cidade aconteceu em dezembro de 2001. Localizado na Cidade de Goiás, o Chafariz de Cauda da Boa Morte funciona no Largo do Chafariz da cidade desde o ano de 1778. “A construção é do século XVIII, feita durante o governo de José Almeida Vasconcelos Soveral” (MOURA, 2013), e é considerada um dos principais exemplares desta tipologia no Brasil, sendo uma edificação de referência no estado de Goiás em relação ao patrimônio construído. Criado com a finalidade de dividir o fornecimento de água da cidade com o já existente Chafariz da Carioca, minimizando assim os problemas de abastecimento agravados na época pela seca que atingiu Goiás, a edificação está situada “onde outrora se localizava a primitiva Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte” (MOURA, 2013, p. 295). Segundo o Portal do IPHAN (2014, online): “[…] o termo ‘Chafariz de Cauda’ é usado em virtude do aqueduto que o abastece se assemelhar a uma enorme cauda, em sua parte posterior, e ‘Boa Morte’ se refere à Capela de mesmo nome, pertencente à Confraria dos Homens Pretos, situada em um terreno imediatamente atrás do local onde está implantado o Chafariz”.
Fonte: MOURA, N. M. Chafariz da Boa Morte: Equipamentos e Infraestrutura. (LabAm)

FOTOS:

MODELO 3D (LabAm):

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.