Governador Valadares – Companhia Açucareira Rio Doce (CARDO)


Imagem: Google Street View

A Companhia Açucareira Rio Doce (CARDO) foi efetivada em 1948, chegou a produzir 600 sacas de açúcar e 10 mil litros de álcool por dia.

PMGV – Prefeitura Municipal de Governador Valadares
Nome atribuído: Companhia Açucareira Rio Doce (CARDO)
Localização: R. Israel Pinheiro – Bairro Universitário – Governador Valadares-MG
Categoria: Bens imóveis
Ano do inventário: 2001
Data do tombamento: 02/04/2001
Descrição: Edifício onde antes funcionava a Companhia Açucareira Rio Doce (CARDO), que se tornou uma importante referência da história econômica local, foi um empreendimento mantido pela Companhia Belgo Mineira para a produção de açúcar e álcool. Efetivada em 1948, chegou a produzir 600 sacas de açúcar e 10 mil litros de álcool por dia, sendo desativada em 1978. Atualmente o imóvel pertence ao município. Está em situação precária de conservação, mas sensibiliza a população, sendo vários os projetos de readequação da edificação. Atualmente, é utilizada na realização de eventos, sendo o mais famoso a Festa à Fantasia, que reúne milhares de pessoas, dividindo opiniões sobre a adequação desse tipo de uso ao estado de conservação da construção.
Fonte: Cristiana Maria de Oliveira Guimarães.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Cristiana Maria de Oliveira Guimarães


Comentários

  1. graziele |

    Material de suma importância para nós cidadãos e professores. Está sendo muito útil em minhas pesquisas para as aulas de história.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.