Jaguarão – Mercado Público


Imagem: Iphae

As obras do Mercado Público de Jaguarão-RS iniciaram em 1864 e o prédio foi inaugurado em junho 1867. Construtor: Polidoro Antônio da Costa.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Mercado Público
Localização: R. General Marques, s/n – Jaguarão-RS
Número do Processo: 47.069-19.00/86
Portaria de Tombamento: 07/90
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 60, de 21/12/1992
Publicação no Diário Oficial: 19/07/1990

Descrição: Edificação de um pavimento, apresentando planta em “” L “” com alas simetricamente dispostas, onde se destaca o ritmo das aberturas; complementando o fechamento do pátio interno, há um muro que se estende defronte às fachadas principais, delimitando um passeio elevado. Na definição do estilo construtivo, está mais para o colonial de transição, onde elementos neoclássicos como arcos plenos e platibandas estão presentes. Os alicerces e as paredes são de alvenaria de tijolos, estas com espessura de 60 cm. Possui telhado com telhas capa-e-canal e forros de madeira do tipo saia-e-camisa, de dimensões variadas.
As obras do mercado iniciaram em 1864 e o prédio foi inaugurado em junho 1867; seu construtor foi Polidoro Antônio da Costa. As obras públicas em quantidade e tipos foram intensificadas em nosso solo após a Revolução Farroupilha. Entre os três mercados públicos construídos na mesma época, dois estavam na fronteira – Jaguarão e Bagé.
Em 1920, durante a administração do Coronel Frederico Pache, o mercado passou por uma grande reforma. Na ocasião houve a eliminação da escadaria oeste, foram retirados os gradis, houve o fechamento de alguns vãos e a eliminação das cisternas. O muro foi levantado meio metro.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.