Guarapari – Fonte dos Jesuítas


Imagem: Câmara Municipal

A Fonte dos Jesuítas, na Praia da Fonte, em Guarapari-ES, é o único remanescente dos diversos poços construídos pelos jesuítas para captar água.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Poço ou Fonte dos Jesuítas
Localização: Guarapari-ES
Tipo de bem: Bem em processo de tombamento.

Descrição: Localizado na Praia da Fonte, ao redor do Morro do Atalaia, no Centro da Cidade, de frente para a pequena Praia da Fonte. Os jesuítas construíram diversos poços para captar água. Dentre eles, este é o único que restou, construído em meados do século XVI em forma de cúpula, com pedras sobrepostas unidas por uma argamassa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia. É uma nascente de água potável, com uns 40 cm de profundidade, cujo excesso escorre nas pedras. As lavadeiras e grande parte da população utilizavam sua água para cozinhar, lavar roupas, louças e até tomar banho.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Chamado pelo povo de “poço da fonte” ou “Poço de Beber”, nascente água, com aproximadamente 0,40 cm de profundidade, tem o formato de cúpula. Feito com pedras sobre postas e uma argamassa feita com areia, conchas trituradas, barro e óleo de baleia ou vegetal. É o único que resta dos vários construídos pelos jesuítas do Séc. XV. Era usado pela população quando faltava água na cidade.
Fonte: Câmara Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.