Guaratinguetá – Igreja de Santa Rita


Imagem: Google Street View

A Igreja de Santa Rita, em Guaratinguetá-SP, construída em meados do séc. XIX, por Inês Teodora, filha do alferes José da Silva Antunes e Marcelina Freire de Jesus.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Igreja de Santa Rita
Localização: Praça de Santa Rita – Guaratinguetá-SP
Número do Processo: 22089/82
Resolução de Tombamento: Resolução SC 24, de 24/08/1990
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 25/08/1990, p. 24
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 293, p. 74, 19/09/1990

Descrição: A construção da Igreja de Santa Rita de Cássia, em meados do século XIX, deve-se a Inês Teodora, filha do alferes José da Silva Antunes e Marcelina Freire de Jesus, que, além de custear todo o empreendimento, destinou parte de suas terras para este fim. Construída em taipa de pilão, sua planta apresenta uma nave central e duas laterais, sobre as quais situam-se dois corredores. A fachada foi decorada com uma profusão de elementos, como frontões triangulares, pilastras com capitéis coríntios, guirlandas, além de outros relevos em massa. Entre 1910 e 1911 a igreja foi reformada por Benedita de França Lopes, ocasião em que o piso original da nave, em assoalho, foi substituído por ladrilho hidráulico e, no telhado, introduzidas calhas. No ano de 1957, a Lei no 444 declarou a igreja patrimônio municipal.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:


Comentários

  1. Mario Roberto da Silva |

    Quando estive em frente à Igreja alguns anos atrás pensei que a Igreja estava abandonada, agora vi que me enganei. Sou devoto de Santa Rita de Cássia e Frei Galvão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.