Guaratuba – Casa Abage


Imagem: CPC

A Casa Abage, à Av. Coronel Afonso Botelho, em Guaratuba-PR, foi construída entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Prédio na Av. Coronel Afonso Botelho esquina com R. Prof. Gratulino
Outros Nomes: Casa Abage
Localização: R. Coronel Afonso Botelho, esquina com R. Prof. Gratulino de Freitas – Guaratuba-PR
Número do Processo: 17/66
Livro do Tombo: Inscr. Nº 17-II
Uso Atual: Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (2019)

Descrição: Não existe documentação a respeito do imóvel, um dos últimos remanescentes do período colonial, embora em termos iconográficos esteja registrado numa aquarela de Debret, de 1827, o que permite situar sua construção entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. Trata-se de sobrado de planta quadrada, construído em alvenaria mista, pedra e tijolos, cobertura em telhado de quatro águas, telhas canal, arrematado por beira-seveira. Aberturas com requadros em cantaria, na fachada principal; nas laterais, em madeira, encimados por vergas curvas no primeiro e segundos pisos. Janelas em guilhotina, divididas em quadrículos, e divisórias internas em sistema de pau-a-pique com os vãos preenchidos com barro. Constitui-se, sem dúvida, em significativo exemplar da linhagem de sobrados edificados consoante o partido colonial espalhados pelo país.
O imóvel era utilizado para comércio e moradia. Abandonado em meados da década de 70, rapidamente se deteriorou. Em 1994 foi recuperado e adaptado para restaurante.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.