Ipatinga – Teatro Zélia Olguin


Imagem: Prefeitura Municipal

O Teatro Zélia Olguin foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG
Nome atribuído: Teatro Zélia Olguin
Localização: Av. Itália, s/n – Bairro Cariru – Ipatinga-MG
Decreto de Tombamento: Lei 1765/2000

Descrição: Fundada em 06 de outubro de 1994, o Teatro Zélia Olguin é um espaço destinado a abrigar eventos locais, regionais, estaduais e nacionais. Localizado no bairro Cariru, no ano de 2000, o teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através da Lei n.º 1.765. Foi o primeiro espaço cultural do Vale do Aço e tem capacidade para 206 pessoas, em um ambiente com ar condicionado central, tratamento acústico, dois camarins, maquinaria móvel e uma área para coquetéis e eventos com 160 m².
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Descrição: O teatro foi construído em 1994 pela Usiminas (Instituto Cultural Usiminas) no local da antiga capela do Colégio São Francisco, com capacidade para 230 espectadores. Seu nome é em homenagem à bailarina Zélia Olguin, que trouxe para a região significativa contribuição cultural.
Fonte: Prefeitura Municipal.

A pré-história do município: Entre os séculos XVI e XVII, entradistas seguiam pela região à procura de ouro e materiais de valor. A descoberta de ouro na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem em locais que até então eram habitados apenas pelos índios Botocudos. Pouco tempo depois, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, justificando que havia ouro a ser extraído. A estrada foi concluída pouco tempo depois.
Os primeiros civilizados a chegarem até a região de Ipatinga e o atual Vale do Aço vieram em 1752, de Sant’Ana do Alfié, pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o rio Piracicaba, abriram em sua margem esquerda uma posse no lugar depois conhecido por Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas.
No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. No ano de 1901, com a criação da Estrada de Ferro Vitória-Minas – EFVM, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o rio Doce, que fosse desde o Porto de Vitória até a cidade de Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo comprova o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses muda o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, pelo qual seria levada em direção à Europa.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Uma cidade nos trilhos: Com a construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região, além dos operários, viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Em 22 de agosto de 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade. O primeiro a fixar pouso foi José Fabrício Gomes, explorador de matas, que se apossou de uma área onde hoje está situado o município de Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, as terras foram repassadas a José Cândido de Meire, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Logo após, Alberto Giovannini transformou o local numa fazenda de gado, tendo construído ainda no terreno uma boa casa e, aproveitando o solo fértil, ocupou-se do cultivo de lavoura, atraindo colonos para o trabalho na fazenda. No ano de 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construída para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno junto a dois cursos hídricos. Suas ruínas ainda restam na beirada do rio Piracicaba, perto da confluência com o rio Doce. Tudo o que resta desta estação – alvo de projetos de revitalização – é uma parede, suas fundações e um poço abandonado na região dos bairros Castelo e Cariru. Ao redor da Estação Ipatinga, o povoado continuou crescendo e se desenvolvendo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Usiminas: A vocação siderúrgica da região inicia-se em 31 de outubro de 1944, quando foi inaugurada no hoje município de Timóteo a antiga Acesita – Companhia de Aços Especiais Itabira (atualmente Aperam). Dessa época também é a elevação de Ipatinga a distrito de Coronel Fabriciano. Em 27 de dezembro de 1948, depois de um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o governador Milton Campos assina a Lei nº. 336, criando o município de Coronel Fabriciano, emancipando-o de Antônio Dias. Junto com a emancipação, Ipatinga também se eleva a distrito da cidade.
Oito anos mais tarde, uma delegação japonesa visita o então distrito de Ipatinga, sendo escolhido como sede da instalação da Usiminas em 25 de abril de 1956, data que hoje é considerada como dia oficial da fundação da empresa. Para essa decisão, foram levados em conta aspectos como a topografia apropriada, pequena distância entre as fontes de matéria-prima e os centros consumidores, facilidades dos recursos hídricos, abundância de energia elétrica, pessoal especializado, malha ferroviária local e proximidade com outros centros siderúrgicos. Com as notícias da construção da siderúrgica que se instalaria na região, foi grande a chegada de novos moradores, antes de sua instalação. Isso aumentou a necessidade de um planejamento urbano para a cidade. Os empregados da empresa foram instalados em acampamentos improvisados, distribuídos por toda a extensão do distrito. Os aventureiros amontoaram seus barracos nas vias públicas e praças. No dia 26 de outubro de 1962, o então presidente do Brasil, João Goulart, inaugurou a Usina Intendente Câmara, dando início ao seu funcionamento e à produção industrial.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.