Ipu – Estação Ferroviária


Imagem: Prefeitura Municipal

A Estação Ferroviária, em Ipu-CE, foi tombada por sua importância cultural.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Estação Ferroviária do Ipú
Localização: Centro – Ipu-CE
Número do Tombamento: Nº 043

Descrição: O Prédio da Estação é mais que um monumento. É espaço de bem estar e desenvolvimento de cunho cultural, educativo e criativo de uma coletividade.
Nele funciona a Biblioteca Municipal Profª. Maria da Conceição Guilherme Martins, com um acervo de mais de 8.000 livros, em diferentes assuntos (Ciências, Literatura Infanto – Juvenil, Literatura Clássica Nacional e Internacional, Ciências Humanas, Economia) com um sistema de empréstimo gratuito; valorização do desenho como forma de expressão criativa e ponto de partida para o desenvolvimento do senso estético.
A Estação, assim conhecida pela maioria da população, é ponto visitado para o estudo da história de Ipu e até mesmo regional, recebendo a visita de historiadores, escolas (de Ipu e outras cidades), e de outras pessoas que querem melhor conhecer esse ícone do passado, que, embora perpassado por trilhos, é ponte para o presente e o futuro.
Além disso, como forma de valorizar ainda mais a Estação Ferroviária de Ipu, foi inaugurado em novembro de 2014, o Memorial da Música Maestro Lázaro Freire, um marco alusivo aos 130 anos da banda. A histórica Estação Ferroviária de Ipu reviveu uma noite memorável no dia 28 de novembro de 2014, com a inauguração do Memorial da Música Maestro Lázaro Freire. Para a Secretária de Cultura Sônia Pontes, “a inauguração deste Memorial da Música reflete mais uma sala descritiva da belíssima Estação, uma forma de expor a nossa cultura material e imaterial, um marco ímpar na preservação de nossa cultura e acervo do patrimônio público”.
O Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Cultura, tem profundo respeito e dedicação pela Estação Ferroviária de Ipu, visto que, sem dúvida nenhuma, a mesma representa um símbolo por excelência da cultura ipuense. Reiteramos que o referido equipamento cultural está sempre à disposição de toda população ipuense e visitantes de forma geral.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias
IBGE
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.