Irará – Sobrado dos Nogueira


Imagem: Google Street View

O Sobrado dos Nogueira, em Irará-BA, é a mais antiga edificação da zona urbana da cidade. Além de residência, serviu como Colégio, Paço Municipal e Câmara de Vereadores.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Sobrado dos Nogueira
Localização: Praça Pedro Nogueira, nº 1 – Irará-BA
Território de Identidade: Portal do Sertão
Processo de Tombamento: Nº 007/1989
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 50
Estado de conservação: Deteriorado pela ação do tempo, telhado do Sobrado dos Nogueiras desabou em janeiro de 2008.

Descrição: O Sobrado dos Nogueiras é a mais antiga edificação da zona urbana do município de Irará. O prédio já funcionou como residência do seu construtor Pedro Nogueira e do filho Elpídio Nogueira, com toda sua família, ambos intendentes do Município. Neste prédio também nasceu o ilustre iraraense Aristeu Nogueira Campos, filho de Elpídio. Depois serviu como Colégio, Paço Municipal e Câmara de Vereadores. Desde 1983, abriga a sede da Casa da Cultura de Irará, entidade que empresta o nome ao sobrado e também incorporou a Biblioteca e o Arquivo Público Municipal. Trata-se de um sobrado estilo colonial com fachada inspirada na arquitetura francesa de sua época de construção. O mesmo é dividido em pavimentos térreo e primeiro andar. São disponíveis oito janelas na parte superior e sete no térreo, com a porta de entrada ao meio do prédio. Pelo seu valor histórico e cultural, o Sobrado tornou-se um grande atrativo turístico ao município. O telhado do Sobrado dos Nogueiras desabou em janeiro de 2008. Desde então, o município de Irará vem sofrendo com as dificuldades de ordem cultural, institucional e turística. Com o prédio interditado foram suspensas as atividades culturais que aconteciam no mesmo. A Biblioteca e o Arquivo Público precisaram ser removidos para outros locais. O Sobrado é um dos mais importantes marcos referenciais de Irará e a queda do telhado prejudicou a sua visualização. O Sobrado sempre foi um local de visitação pública na cidade, tendo sua arquitetura servindo de destaque na Praça da Matriz, que oficialmente leva o nome do construtor do Sobrado, Pedro Nogueira.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC


4 comments

  1. RITA MARIA CARDOSO NOGUEIRA MIRANDA |

    No Sobrado dos Nogueira e, não só nasceu Aristeu Nogueira, como todos os filhos, netos e bisnetos de Pedro Nogueira e Elpídio Nogueira. Como contavam muitos dos seus herdeiros.
    Se vcs. fizerem una busca nos documentos do Casarão, encontrarão nos registros o herdeiro Aristides Nogueira, sem ter doado ou vendido a sua parte da herança. I prédio foi tombado sem conhecimento do mesmo e familiares.

  2. José Antônio Batista do Sacramento |

    Fotografei o sobrado em 2015 ainda intacto. O desabamento do teto deu-se depois de 2015 e não em 2008 como informado acima!

  3. Letícia |

    ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS E NÃO ENCONTREI DATA EXATA DA FUNDAÇÃO DO SOBRADO. GOSTARIA DE MAIS INFOMAÇÕES.

    1. Bom dia,
      Sugerimos que entre em contato com o órgão que realizou o tombamento da edificação.
      Infelizmente, não possuímos maiores informações.

      Ipac – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia
      E-mail: [email protected]
      Tel.: +55 71 3116-6909/3116-6665

      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.