Ivoti – Salão Holler


Imagem: Iphae

O Salão Holler, em Ivoti-RS (final do séc. XIX ou início do séc. XX), representa o gênero enxaimel e materializa o domínio da técnica pelos colonos alemães.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Salão Holler
Localização: Av. Presidente Lucena, nº 3230 – Ivoti-RS
Número do Processo: 00917-1100/13-2
Portaria de Tombamento: 001/2014
Livro Tombo: Inscr. Nº 136, de 15/05/2014
Publicação no Diário Oficial: 13/01/2014

Descrição: Edificação representativa do gênero enxaimel no Rio Grande do Sul, materializa o domínio desta técnica construtiva pelos colonos de origem germânica. A data de construção do casarão não está documentada – final do século XIX ou início do século XX – mas sabe-se que pertenceu à Família Holler. Em meados do século XX foi vendido à Família Exner. Originalmente destinada a residência e salão de baile, a edificação possui dois pavimentos e sótão. O térreo, parcialmente subterrâneo, apresenta paredes externas de alvenaria de pedra grês. O piso superior possui estrutura de enxaimel, com peças de madeira estruturais aparentes e fechamento em alvenaria. Os entrepisos e a estrutura do telhado também são de madeira. As janelas tem vidraças de guilhotina e tampos internos de quatro folhas.
Quando deixou de funcionar como salão de baile, a edificação foi transformada em fábrica de tamancos e selas, e depois em casa de cômodos.
De acordo com a portaria de tombamento, foi tombada a edificação original do Salão Holler, incluindo a estrutura enxaimel original, a modenatura das fachadas e vãos, as esquadrias originais, a cobertura e estrutura de todos os elementos originais que caracterizam, qualificam e permitem a leitura arquitetônica da técnica construtiva.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Defender
Romulo Plentz Giralt


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.