Jaguarão – Fórum


Imagem: Iphae

A edificação do Fórum foi construída como residência por um comerciante paulista estabelecido em Jaguarão. Abrigou várias instituições.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Fórum
Localização: R. General Osório, nº 24 – Jaguarão-RS
Número do Processo: 1435 SCDT/81
Portaria de Tombamento: 07/81, ratificada pela portaria 20/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 03, de 17/09/1981
Publicação no Diário Oficial: 23/12/1986
Uso Atual: Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas

Descrição: A edificação teria sido construída com função residencial por um comerciante paulista estabelecido em Jaguarão. A partir de 1903, o Colégio Espírito Santo estabeleceu-se no imóvel e em 1915 a casa passou a abrigar a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. O prédio foi adquirido pelo Estado em 1920, ano em que passou a abrigar o fórum da cidade. Sabe-se que, a partir dessa data, foi colocada na fachada a inscrição Fórum em relevo e a estátua da justiça. Em 1995 o imóvel foi cedido à prefeitura para que nele fosse instalada a Casa da Cultura de Jaguarão. Ali acontecem eventos como exposições e mostras de filmes.
A edificação, de um pavimento e porão, é um exemplar de arquitetura residencial unifamiliar urbana de fins do século XIX, implantada no alinhamento predial, que posteriormente foi adaptada para atividades judiciárias. Com linguagem eclética, predominam os elementos neoclássicos, tendo como características marcantes a simetria da fachada, o pé-direito elevado no pavimento principal, o coroamento com platibanda e a presença de porão alto com gateiras. Nos ambientes internos destacam-se revestimentos de parede em escaiola, pisos em ladrilho hidráulico e forros de madeira trabalhados.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.