Jaguari – Capela Nossa Senhora do Monte Bérico


Imagem: Iphae

A Capela Nossa Senhora do Monte Bérico, em Jaguari-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Capela Nossa Senhora do Monte Bérico
Localização: Jaguari-RS
Número do Processo: 000977-1100/09-8
Portaria de Tombamento: 070/2013
Livro Tombo: Inscr. Nº 130, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 15/10/2013

Descrição: Localizada no distrito de Chapadão, área rural do município de Jaguari, a Capela foi construída na data aproximada de 1910, após serem distribuídas colônias aos primeiros imigrantes chegados da Itália. Foi edificada em pedra grês, material existente na região e beneficiado pelos próprios colonos italianos, também responsáveis pela construção artesanal da capela, semelhante às existentes no seu país de origem. O sino foi consagrado em 1919 e a pintura mural do altar-mor inaugurada em agosto de 1933.
A edificação foi implantada em um local de topografia elevada, com área construída de 150 m², sendo composta por dois volumes, o da nave e o do altar, recuado na parte posterior. O arco cruzeiro, as laterais e o altar possuem pintura mural com frisos decorativos e imagens. O piso e o forro são em madeira, as alvenarias em pedra grês rebocada e as esquadrias em madeira. A fachada leste possui porta principal em madeira com duas folhas e bandeira semicircular em madeira e vidro, e óculo no centro do oitão. As fachadas laterais norte e sul são simétricas, com porta de duas folhas em posição central e janelas altas. Há soco em pedra aparente. A cobertura contínua em três águas apresenta telhas metálica e estrutura em madeira.
Foram tombados: toda a edificação original da Capela de Nossa Sra. do Monte Bérico, incluindo a modenatura das fachadas e vãos e todos os elementos do edifício que agregam qualidade técnica, valorizando o conjunto arquitetônico, tais como: detalhes externos da fachada como os pináculos e o crucifixo da fachada principal; a pintura mural interna no altar, arco cruzeiro e lateral; o altar principal em madeira.
Fonte: IPHAE.

VÍDEO

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.