Macaúbas – Sítio Pé do Morro


Imagem: Prefeitura Municipal

O Sítio Pé do Morro, em Macaúbas-BA, localizado em um paredão arenítico, apresenta pinturas ruprestes geométricas, de figuras humanas e animais.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Sítio Pé do Morro
Localização: Macaúbas-BA
Tipo de Sítio: Pré-Colonial
Classificação: Arte Rupestre
Livro do Tombo dos Bens Arqueológicos
Observação:
 Bens arqueológicos localizados fora de sítios vigiados e protegidos são comumente georreferenciados com margem de erro para segurança dos mesmos.

Descrição: Sítio de pinturas rupestre localizado em um paredão arenítico, apresentando figuras humanas, de animais, e geométricos.
Fonte: Ipac-BA.

Histórico do município: Os primeiros habitantes da região, na qual se localiza o município de Macaúbas, foram índios pertencentes ao grupo dos tupinaé (ramo dos tupinambás) há centenas de anos. Existem vários sítios arqueológicos em todo o município.
A formação do município começou em meados do século XVII, no lugar ‘Coité’, quando ali chegaram os primeiros brancos, esses eram bandeirantes que transitavam pelo rio São Francisco em busca de ouro e diamantes. Alguns aí se fixaram, dando início ao povoamento.
Do comércio que os seus fundadores mantiveram e desenvolveram resultou que o povoado se ampliasse até a localidade conhecida por Estiva. Já havia, a esse tempo, no arraial de Coité, uma capela erguida em louvor a Nossa Senhora da Conceição que ficou sendo, até hoje, a nossa padroeira.
Com o desenvolvimento do município, o curato da primitiva capela passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, promoção que se deu pela Lei provincial nº 124, de 19 de maio de 1840.
Essas terras pertenciam ao município de Urubu (Rio Branco, hoje, Paratinga) do qual foi desmembrado em 1832 para se constituir município independente, com o topônimo de Macaúbas, por decreto estadual de 06 de julho 1832, que também elevou a sua sede à categoria de vila. O início do seu funcionamento ocorreu a 23 de setembro de 1833.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
IBGE
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.