Manaus – Biblioteca Pública do Estado


Imagem: Joehawkins

A Biblioteca Pública do Estado, em Manaus-AM, foi construída entre 1905 a 1910, em terreno onde funcionava o Estábulo Público. Sofreu um incêndio em 1945.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas
Nome Atribuído: Biblioteca Pública do Estado
Localização:  R. Barroso, com R. Sete de Setembro, s/n – Centro – Manaus-AM
Processo de Tombamento: Decreto Nº 11.033, de 12/04/1988

Prefeitura Municipal de Manaus-AM
Nome atribuído: Centro Antigo de Manaus e Sítio Histórico de Manaus
Localização: Centro – Manaus-AM
Decreto de Tombamento: Lei Orgânica do Município de Manaus, de 05/04/1990 – 432
   § 1º

Descrição: Construída entre 1905 a 1910, em terreno onde funcionava o Estábulo Público, sofreu um incêndio em 1945, perdendo quase todo o seu acervo e a ala sul do prédio, que foi reconstruída e reaberta dois anos mais tarde. Foi projetada pelo arquiteto paraense José Castro de Figueiredo. Em sua arquitetura de estilo eclético, com predominância de elementos clássicos, destaca-se a escadaria interna, de ferro forjado em rendilhado, procedente de Liverpool, Inglaterra.
Fonte: Iphan.

Descrição: Aquela que se tem notícia como a primeira Biblioteca Pública do Amazonas foi instalada em Manaus, no consistório da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em 1871, ao tempo do Império do Brasil. A capital da província amazonense era ainda uma aldeia.
A biblioteca passou maior parte dos anos abandonada, disposta em pequenas salas de prédios emprestados, sem representar grande importância social.
A restauração do edifício-sede da Biblioteca, concluída em janeiro de 2013, mesmo sendo a mais ampla e completa, não pode ser considerada a primeira realizada no prédio. Construído no período de 1904 e 1912, ao tempo dos governos de Antônio Constantino Nery, Affonso de Carvalho e Antônio Bittencourt, o prédio próprio da biblioteca mereceu, ao longo dos anos republicanos, além de uma série de obras e serviços de conservação e reformas, uma completa recuperação após o incêndio de 1945. Também passou por restauração parcial na administração do governador Gilberto Mestrinho, em 1985.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
IDD
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.