Manga – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Google Street View

A história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Matias Cardoso está ligada a incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Outros Nomes: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igreja Matriz de Matias Cardoso
Localização: Distrito de Matias Cardoso – Manga-MG
Número do Processo: 493-T-1954
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 300, de 19/02/1954

Descrição: A história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Matias Cardoso está ligada a incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas. Januário Cardoso foi o principal benfeitor do arraial, assim como edificador da igreja, provavelmente construída entre 1670 e 1673. Curiosa edificação, em forma de fortaleza, com estrutura auto portante em alvenaria de tijolos requeimados, apresenta duas torres laterais, quadrangulares, tendo coruchéus nos quatro ângulos e pináculo como cumeeira. Cercando a construção, muro com colunas nos ângulos e nos portões. Lateralmente a igreja apresenta uma sucessão de arcos semicirculares, formando um avarandado no térreo, sob os corredores superiores.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.