Marataízes – Trapiche e Palácio das Águias


Imagem: SeCult-ES

O Palácio das Águias está localizado na região de Barra de Itapemirim, na cidade de Marataízes-ES. Construído na década de 1880.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Trapiche e Palácio das Águias
Localização: Marataízes-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 1/1998
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 184, folhas 30v e 31

Descrição: Localizado na região de Barra de Itapemirim, a construção remete a década de 1880 e era utilizado como armazém para o porto local, além de escritório da Alfândega.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: O Palácio das Águias recebeu esse nome devido à construção de duas águias que foram colocadas em seu telhado, em homenagem aos dois filhos de Simão Rodrigues Soares, um negociante que adquiriu a mansão em 1903. O casarão que foi palco de inúmeros encontros políticos durante a primeira república, tem mais de 200 anos de história e passou recentemente por processo de restauração que manteve seus principais aspectos arquitetônicos. Até mesmo os mosaicos no piso foram possíveis recuperar em algumas áreas e uma parede que mantém seu aspecto original da construção do século passado.
Hoje, o Palácio das Águias, patrimônio cultural do Espírito Santo, tombado em 1998 com o velho Trapiche, abriga também a Biblioteca Municipal ‘ Nobertino Bahiense ‘ de Marataizes, que dá condições e suporte aos alunos e visitantes com acesso ao acervo de livros, as pesquisas, revivendo o agradável passeio no ambiente de composição de autores nacionais e internacionais. Além do cenário mais exótico do Porto da Barra.
Atualmente o espaço do Palácio das Águias é palco de várias manifestações culturais, devolvendo a população o gosto das visitações e o prazer da leitura. Possui mais de oito mil títulos de livros, contendo quase todos os clássicos da literatura brasileira, estrangeira e da capixaba.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal


2 comments

  1. Carla Moreira da Cunha |

    Muito bacana conhecer a história do patrimônio histórico referente ao Trapiche e ao Palácio das Águias.

    Obs.: Só uma observação como professora de Português: em “a década” e “as pesquisas” é necessário o uso da crase.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.