Marechal Deodoro – Convento e Igreja de São Francisco


Imagem: Google Street View

O Convento e Igreja de São Francisco, em Marechal Deodoro-AL, hoje abriga o Museu de Arte Sacra de Alagoas Dom Ranulfo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja de São Francisco (Museu de Arte Sacra de Alagoas): prédio
Outros Nomes: Convento e Igreja de Santa Maria Madalena
Localização: Marechal Deodoro-AL
Número do Processo: 426-T-1950
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 377, de 04/11/1964
Uso Atual: Museu de Arte Sacra de Alagoas Dom Ranulfo
Descrição: Foi fundado um pequeno convento para 12 monges, em 1635. Com a invasão dos holandeses os religiosos se refugiaram na Bahia e o convento ficou fechado até 1659. Em 1684, foi lançada a pedra fundamental do atual convento que foi concluído apenas em 1723. A capela-mor ficou pronta em 1692. Em 1908 passou a funcionar no convento o Orfanato São José. As capelas franciscanas de ordem terceira são, na maioria, perpendiculares à igreja conventual como acontece em Recife, Olinda, João Pessoa, Iguarassu, Ipojuca e Sergipe, mas esta está em edifício isolado, ao lado da igreja conventual como também encontrados em Salvador. A data de construção da Igreja de Ordem Terceira é da segunda metade do século XVIII; em 1763 os seus alicerces já haviam sido lançados. Com o tempo sofreu muitas modificações mas sempre com a função de culto religioso.
A fachada principal é em estilo rococó e a lateral no estilo neoclássico. Essa variação é decorrência da construção que foi feita em etapas de acordo com as necessidades de uso e, com isso, teve sua volumetria original bastante alterada. O espaço interno é desorganizado, tendo aspecto inacabado. Vemos que o acesso ao púlpito e ao coro foram feitos de forma provisória e o arco-cruzeiro foi alterado em 1858. Em 1874, o piso da nave foi acimentado, a parede de fundo da capela-mor e a estrutura do telhado do consistório foram alterados e a espessura das paredes da sacristia foi reduzida. Acredita-se que galerias laterais seriam construídas, pois era uma característica do partido.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Ordem Terceira de S. Francisco
Localização: Praça Pedro Paulino – Marechal Deodoro-AL
Processo de Tombamento: 5231/82
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.268, de 22/12/1982
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Site da Prefeitura
Magalhães; Ferrare; Silva
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.