Muqui – Sítio Histórico de Muqui


Imagem: TRE-ES

O Sítio Histórico de Muqui está localizado a 175 km de Vitória, na região serrana do Estado.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Sítio Histórico de Muqui
Localização: Muqui-ES
Tipo de bem: Bem tombado.

Descrição: Uma cidade encravada nas serras do Espírito Santo, envolvida pelo verde escuro das matas, apresentando-se como o maior e mais significativo Sítio Histórico do Estado.
Está a 175 km de Vitória, capital do Espírito Santo e sua história começa em 1850, com a chegada de imigrantes vindos do Vale do Rio Paraíba a procura de novas terras para o plantio do café.
Inúmeras fazendas se formaram e em 1901 chega, ao então Arraial, a Estrada de Ferro Leopoldina, a inauguração da estação ferroviária em 1902, foi um marco definitivo para a economia local, alavancando um grande desenvolvimento, que resultou na malha urbana hoje existente.
Em função das fazendas de café, Muqui viveu um período de muita riqueza nas décadas de 20 e 30 do século XX, construíram-se casarões, sobrados e palacetes, formando um belíssimo conjunto arquitetônico com características da arquitetura eclética requintada. Atualmente Muqui apresenta 186 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, preservando um valioso Sítio Histórico, embelezado pelo Jardim Municipal.
No centro da cidade é possível visitar também a bela Igreja Matriz São João Batista, com vitrais fabricados em São Paulo e no Rio de Janeiro e pinturas do italiano Giuseppe Irlandini, executadas na década de 40.
A cidade realmente respira cultura! Preservando duas grandes tradições folclóricas identificadas através da Folia de Reis e do Boi Pintadinho, nas festividades do Carnaval.
O Encontro de Folias de Reis de Muqui é considerado, pela Comissão Nacional de Folclore, o mais antigo encontro de folias do Brasil, sendo o principal acontecimento turístico do Município. Em Muqui, existem 12 grupos de Folia de Reis que no período do ciclo natalino, saem pelas ruas e casas da cidade.
Já no Carnaval, a animação é por conta do Boi Pintadinho, onde cada grupo, com sua bateria, fogos e efeitos especiais, diverte moradores e turistas.
Apresentando um fantástico Patrimônio Natural, Muqui conta também com um roteiro de Agroturismo e Ecoturismo, através do Roteiro da Morubia, que começa na Serra da Morubia e termina na localidade do Sumidouro.
Neste trajeto o turista conhece a imponência de fazendas centenárias, sítios e propriedades rurais onde as famílias vivem da agroindústria e do artesanato, oferecendo saborosos produtos alimentícios e um primoroso artesanato confeccionado pelas mãos habilidosas dos artesãos. Este roteiro também oferece opções de hospedagem nas fazendas, em sistema de Cama e Café.
O passeio termina no Sumidouro, local onde iniciou-se a comunidade de Muqui.
Sumidouro é um fenômeno natural, onde o rio desaparece debaixo de um lajedo de pedra, reaparecendo 800 metros depois, já em outro Município.
A economia de Muqui é baseada na agricultura cafeeira e na pecuária leiteira.
A palavra muqui é de origem indígena e significa “entre morros”. Uma perfeita alusiva à posição geográfica do Município que se apresenta resguardada entre majestosas formações montanhosas.
Fonte:Prefeitura Municipal.

Descrição: Seu conjunto arquitetônico desenvolveu-se no sopé de morros que circundam a cidade e ao longo da linha de trem, e do curso do Rio Muqui do Sul.
As características históricas da morfologia urbana do Sítio Histórico de Muqui, compreendem: o traçado das vias, a conformação dos quarteirões com suas respectivas subdivisões de lotes, bem como, de seus espaços públicos. Tais espaços são formados por praças, canteiros e jardins, com seus contornos e seus bens artísticos integrados.
Fonte: Mapa Cultural.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Mapa Cultural
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.