Niterói – Pedra de Itapuca


Imagem: Marcusmansur

A Pedra de Itapuca em Niterói-RJ foi tombada por sua importância cultural para a cidade.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Pedra de Itapuca, ao longo da Praia de Icaraí
Localização: Ao longo da Praia de Icaraí – Niterói – RJ
Processo de Tombamento: E-03/33.538/83
Tombamento Provisório: 19/06/1985

Descrição: São três formações rochosas que afloram domar ao largo das praias da Boa Viagem e das Flexas e se constituem em marcos naturais e simbólicos da paisagem da cidade de Niterói. Esses ilhéus que, juntamente com a Ilha da Boa Viagem, estão há séculos na vida cultural de Niterói e incorporados ao famoso horizonte pintado pela Escola Fluminense de Paisagistas foram reconhecidos como patrimônio cultural do Estado, respondendo a uma baixo-assinado da comunidade, com mais de 1.500 assinaturas. A pedra, sobre a qual teceu-se a lenda do amor entre o guerreiro índio Cauby e sua amada Jurema, formava originalmente uma fina parede projetada da encosta do morro sobre a praia das Flexas e esculpida pela erosão natural. Foi parcialmente demolida, por ordens do presidente da antiga Província Fluminense, conselheiro Pedreira, entre 1840 e 1841, para permitir abertura de uma comunicação entre os bairros de Ingá e Icaraí. Atualmente isolada da costa, forma com a Pedra do Índio e a Ilha dos Cardos uma forte referência de identidade cultural na paisagem da orla de Niterói, voltada para a baía de Guanabara.
Fonte: Inepac.

Descrição: Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1985, como monumento natural de Niterói, a Pedra de Itapuca fica entre as praias de Icaraí e das Flexas. Seu nome significa “pedra furada” ou “pedra que ri”, em tupi guarani. Parcialmente demolida em 1840, por ordem do presidente da província, Conselheiro Pedreira, abriga a lenda da índia Jurema e do guerreiro Cauby. Diz a história que, depois que Cauby e Jurema foram mortos por viver um romance proibido pela tribo dela, Jacy (a lua) pediu a Tupã que transportasse o casal para o interior da pedra, de forma que os apaixonados ficassem eternamente juntos. A pedra é reproduzida na bandeira e no brasão de armas do município.
Fonte: IBGE.

Descrição: A Praia de Icaraí é localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi “água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado”. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é a mais conhecida da cidade. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade.
Fonte: IBGE.

CONJUNTO:
Niterói – Ilha dos Cardos
Niterói – Pedra de Itapuca
Niterói – Pedra do Índio


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.