Nova Lima – Bicame


Imagem: Tatiana Dias

O Bicame de Nova Lima-MG construído em 1890, pela Saint John Del Rey Mining Company, para conduzir a água do Rego Grande até a Mina da Morro Velho.

Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG
Nome atribuído: Bicame
Localização: R. Dr. Cássio Magnani, s/n – Nova Lima-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 2078/2004

Descrição: Foi construído em 1890 pela Saint John Del Rey Mining Company para conduzir a água do Rego Grande até a Mina da Morro Velho e conta com aproximadamente 200m lineares. O Bicame é uma importante referência da paisagem urbana da cidade e excelente ponto de encontro e interação dos nova-limenses.
Foi escolhido em 2002 como o símbolo da cidade, em uma iniciativa popular que foi oficializada pelo povo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: A história de Nova Lima começa no século XVIII, com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso.
Inicialmente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e com a expansão do ouro, e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Posteriormente, se tornou distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.
Em 1893 o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima. Em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima.
No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora seu aniversário de emancipação político-administrativa. Hoje, são 318 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 128 anos de emancipação político-administrativa.

Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima foi uma cidade que durante muitos anos viveu da produção do ouro. A descoberta da Mina de Morro Velho, por volta de 1720, trouxe novas expectativas para o local.
A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas. Em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente de da Mina de Congo Soco e em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958. Algum tempo depois, o controle da Mina da Morro Velho foi transferido para acionistas brasileiros, que criaram a Mineração Morro Velho.
Com o tempo, a mina foi prosperando e obtendo bons resultados se tornando a mina mais profunda do mundo. Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade, por isso, ainda hoje, Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica.
Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pela Minerações Brasileira Reunidas – MBR (hoje VALE). Atualmente a Vale administra as jazidas de ferro da antiga MBR, tendo também outras mineradoras atuando no município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.