Ouro Branco – Igreja Santo Antônio e Acervo


Imagem: Iphan

A Igreja Santo Antônio, em Ouro Branco-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Santo Antônio no Distrito de Itatiaia
Localização: Distrito de Itatiaia – Ouro Branco – MG
Número do Processo: 1033-T-1980
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 555, de 03/10/1983

Prefeitura Municipal de Ouro Branco -MG
Nome Atribuído: Acervo de Imaginária, alfaias e objetos litúrgicos da Ig. Santo Antônio – Itatiaia
Localização: Ouro Branco-MG
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° 2.791/1999
Inscrição no Livro do Tombo: –

Descrição: Antigo arraial do município de Ouro Preto, onde foi criada a paróquia na primeira metade do século XVIII, Itatiaia é hoje distrito município de Ouro Branco. Sua igreja matriz, dedicada a Santo Antônio, foi construída por iniciativa das Irmandades dos Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Segundo documento do IPHAN, a igreja data do começo do século XVIII, sendo das primeiras igrejas construídas na região. Do Livro Primeiro da Irmandade, atualmente na Cúria de Mariana, consta o primeiro assentamento de batismo em 20 de agosto de 1714. Segundo a tradição, essa matriz serviu nos primeiros tempos de abadia, por ter tido como dos principais fundadores um abade, cujo nome se desconhece. Talvez tenha por isso, esculpido no frontispício as armas da congregação. Relatório do IPHAN, datado de 1983, esclarece que a parte dos fundos da igreja, executada em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique, numa arquitetura tipicamente rural, indica que esta parte deveria tratar-se da primitiva capela original que foi posteriormente acrescida, no final do século XVIII ou princípios do XIX, da atual nave, torres e frontão, numa construção toda em pedra.
A igreja foi beneficiada com pequenas obras de reparo no século XIX. No século XX, entre 1982 e 1984, através de convênio firmado entre o IPHAN, Universidade Federal de Ouro Preto e Açominas, foram realizadas obras de restauração, uma vez que a igreja se encontrava em ruínas.
A Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia é a cópia, em menor proporção, da Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco. Conforme já mencionado, a edificação apresenta duas etapas distintas de construção, sendo a primeira relativa à capela-mor e corredores laterais, com estrutura aparente. A segunda etapa corresponde à nave, onde se empregou a alvenaria de pedra. A planta é composta de nave, capela-mor, corredores laterais, coro, torres e galerias laterais superiores, localizadas no corpo correspondente à capela-mor. A fachada apresenta porta central almofadada, sobre medalhão em pedra, duas janelas ao nível do coro com sobrevergas trabalhadas avançando sobre o entablamento, frontão ondulado avantajado com óculo central e pequeno nicho. A cobertura da torre é em cúpula de pequenas proporções.
A igreja guarda em seu interior ricos trabalhos de talha e pintura, considerados um dos mais representativos de Minas. O retábulo-mor, o altar do lado da Epístola, sob invocação de Santana e o do lado do Evangelho, sob invocação de Nossa Senhora do Rosário, filiam-se ao modelo joanino. Observa-se seu entalhe caprichoso, com colunas torsas, quartelões, dossel e coroamento, profusamente ornados por elementos fitomorfos, volutas, acantos, angras, destacando-se a repetida presença de antropomorfos. Apresenta ainda dois retábulos de menores proporções, ladeando o arco-cruzeiro, que, embora de confecção mais simplificada, harmonizam-se ao restante do conjunto. O arco-cruzeiro apresenta também revestimento em talha. A decoração pictórica é representada pelo forro e painéis da capela-mor e forro da nave.
Verifica-se que o forro da capela-mor parece ter sido confeccionado em época contemporânea aos retábulos. Trata-se de pintura em perspectiva barroca, com pilastras e arcadas, bem delineada, onde se acham dispostas figuras bíblicas, emoldurando de forma circular uma custódia. O forro da nave, no mais puro gosto rococó e, portanto de fatura posterior, reserva-se à representação, no medalhão central, da Virgem, do Menino e do santo padroeiro, observando-se a presença de anjos querubins, dispostos em tufos de nuvens.
A trama arquitetônica é feita por pilastras e arcadas, colocadas no sentido longitudinal, com entablamentos marcados, ornadas por flores e guirlandas. Nos arcos centrais, vêem-se anjos sobre balcão, distinguindo-se acima das pilastras pequenos atlantes simulando sustentação ao medalhão central. As quatro extremidades são marcadas por santos de ordem. A par da pintura e talha, o templo possui imaginária de expressão.
Texto extraído de: IEPHA/MG. Superintendência de Documentação Histórica. Arquivo. Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados. VITAE/IPHAN IPHAN. Relatório Vistoria da Igreja Matriz de Santo Antônio, Distrito de Itatiaia. 1983.
Fonte: Iphan.

Descrição: A igreja matriz, dedicada a Santo Antônio, foi construída por iniciativa das Irmandades dos Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Segundo documento do IPHAN, a igreja data do começo do século XVIII, sendo das primeiras igrejas construídas na região. Do Livro Primeiro da Irmandade, atualmente na Cúria de Mariana, consta o primeiro assentamento de batismo em 20 de agosto de 1714. Segundo a tradição, essa matriz serviu nos primeiros tempos de abadia, por ter tido como dos principais fundadores um abade, cujo nome se desconhece. Talvez tenha por isso, esculpido no frontispício as armas da congregação. Relatório do IPHAN, datado de 1983, esclarece que a parte dos fundos da igreja, executada em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique, numa arquitetura tipicamente rural, indica que esta parte deveria tratar-se da primitiva capela original que foi posteriormente acrescida, no final do século XVIII ou princípios do XIX.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Prefeitura Municipal de Ouro Branco-MG
Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico
Conselho Municipal de Políticas Culturais

Nome atribuído: Acervo de Imaginária, alfaias e objetos litúrgicos da Igreja Santo Antônio – Itatiaia
Localização: Igreja Santo Antônio – Itatiaia – Ouro Branco-MG
Decretos de Tombamento: Decreto n° 2.790/1999, Decreto n° 2.791/1999, Decreto n° 3.246/2000

Descrição:
Decreto n° 2.790/1999:

  1. 18 castiçais,
  2. 1 moringa,
  3. 1 cálice/custódia,
  4. 1 turíbulo,
  5. 1 naveta,
  6. 1 cálicer,
  7. 1 patena,
  8. 1 âmbula,
  9. 3 cruz processional,
  10. 1 esmoleiro

Decreto n° 2.791/1999:

  1. Imagem de Santo Antônio,
  2. Imagem de Santa Bárbara,
  3. Imagem de São Gerônimo,
  4. Imagem de São Sebastião,
  5. Imagem de Crucifixo madeira e prata,
  6. Imagem de Nossa Senhora da Piedade,
  7. Imagem de São Miguel Arcanjo,
  8. Imagem de Santa Rita de Cássia,
  9. Imagem de Santa Gertrudes,
  10. Crucifixo madeira,
  11. Imagem de Nossa Senhora dos Passos,
  12. Imagem de São Francisco de Assis,
  13. Imagem de São Domingos de Gusmão,
  14. Imagem de Nossa Senhora do Rosário,
  15. Imagem de São Benedito,
  16. Imagem de Santa Efigênia,
  17. Imagem de Sant’Ana Mestra,
  18. Imagem de São João Batista,
  19. Imagem de São Vicente Ferrer,
  20. Imagem de São José,
  21. 5 crucifixos,
  22. Imagem de Nossa Senhora das Mercês,
  23. Crucifixo,
  24. Imagem de Santa Rita de Cássia,
  25. Imagem de Santo Antônio,
  26. Imagem de Divino Espírito Santo,
  27. Imagem de Cristo Crucificado,
  28. Imagem de Senhor dos Passos,
  29. Imagem de Nossa Senhora das Dores,
  30. Imagem de Santo Antônio,
  31. Imagem de Santo Antônio,
  32. Imagem de Nossa Senhora da Conceição,
  33. Imagem do Menino Jesus.

Decreto n° 3.246/2000:

  1. Pia batismal,
  2. Dalmática amarela,
  3. Vaso em cerâmica,
  4. Resplendor em prata martelada,
  5. Coroa em prata,
  6. Cruz em prata de Santo Antônio,
  7. Armário de madeira,
  8. Dalmática verde,
  9. Resplendor em prata,
  10. Dalmática carmim,
  11. Dalmática roxa e bege.

Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico
Patrimônio de influência portuguesa
Secretaria de estado de cultura
Gutvilen, et al.
Arquitextos


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.