Paço do Lumiar – Igreja e Largo de Nossa Senhora da Luz


Imagem: Google Street View

A Igreja e o Largo de Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar-MA, foram tombados por seu valor histórico para o Estado do Maranhão.

SPPHAP – Superintendência de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão
Nome Atribuído: Igreja e Largo de Nossa Senhora da Luz
Localização: Largo de Nossa Senhora da Luz – Paço do Lumiar-MA
Tipo de bem tombado: Edificação e acervo
Resolução de Tombamento: Decreto Estadual n° 9.659, de 10/08/1984, publicado no Diário Oficial de 30/08/1984.
Inscrição no Livro Tombo: Inscrição n° 35, folha n° 07, em 06/09/1984.

Descrição:

Histórico do município: Segundo relatos históricos, a ocupação inicial é datada de 22 de maio de 1625, quando chegou à capital da província do Maranhão, o governador Francisco Coelho de Carvalho. Na época, o jesuíta Luís Figueira já possuía uma légua de terra no sítio chamado Anindiba que, por escritura pública, fora-lhe doada por Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamente.

Por meio da Carta Régia de 11 de junho de 1761, o então Governador Joaquim de Melo e Póvoas desloca-se, no ano seguinte, para o território e eleva-o à categoria de Vila, com o nome de Paço do Lumiar, em razão de sua semelhança com a localidade Freguesia do Lumiar, que fica nos arredores de Lisboa, em Portugal.

Paço do Lumiar chegou a ser distrito da capital São Luís, no século XX, e em seguida passou a ser distrito de Ribamar. A emancipação administrativa e política ocorre em 7 de dezembro de 1959 pela Lei nº1890. A cidade teve como primeiro prefeito, Pedro Ferreira da Cruz.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.