Palmeira – Sede da Antiga Fazenda Cancela


Imagem: CPC

A Sede da Antiga Fazenda Cancela é uma construção em madeira e alvenaria com um pavimento e sótão habitável e área construída total de 400m2.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Casa Sede da Antiga Fazenda Cancela
Outros Nomes: Colônia Witmarsum; Cooperativa Mista Witmarsum Ltda
Localização: Colônia Witmarsum – Palmeira-PR
Número do Processo: 04/89
Livro do Tombo: Inscr. Nº 96-II
Uso Atual: Museu Witmarsum

Descrição: Construção em madeira e alvenaria com um pavimento e sótão habitável e área construída total de 400m quadrados. Localizada em terreno plano, no centro geográfico e administrativo da Colônia Witmarsun, foi edificada na primeira metade do século XX e serviu como primeira sede da Fazenda Cancela, de propriedade do senador Roberto Glaser. Posteriormente, passou por diversos usos, inclusive o de hospital-maternindade onde nasceu grande parte da atual geração menonita local. A velha sede representa importante marco e catalisador da cultura monolítica dessa operosa comunidade. Este tombamento foi solicitado pela Cooperativa.
Fonte: CPC.

Descrição: A formação da Colônia, em julho de 1951, no Município de Palmeira, resultou de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas (membros de uma seita religiosa protestante, surgida no século XVI na Europa, fundamentada na religião e no trabalho) que, anteriormente, se haviam estabelecido em Santa Catarina. Ocupa uma área de 7800 hectares e compreende cinco núcleos de povoamento, sem denominações e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela. A Colônia foi organizada no sistema de vida comunitária e de terras comunais, porém atualmente, a propriedade é individual, com lotes rurais de 50 hectares em média.
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Nela encontra-se ainda um grupo folclórico e um coral que visam manter a tradição cultural, biblioteca, escola de música, grupo de teatro e o Museu Histórico, inaugurado em 15 de setembro de 1989 instalado na antiga casa-grande da Fazenda Cancela feita em madeira, numa construção típica da colonização alemã menonita tombada pelo Patrimônio Histórico com acervo composto de móveis, objetos, fotos e equipamentos das colônias de Santa Catarina e da própria Witmarsum. Dista cerca 23 km da sede urbana, estando ligada a BR 277 e a BR 376, por uma estrada estadual.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
Prefeitura Municipal
Site da empresa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.