Pareci Novo – Seminário São José


Imagem: Iphae

O Seminário São José, antigo seminário jesuíta de Pareci Novo, localiza-se em um antigo latifúndio adquirido pelos jesuítas em 1895.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Seminário São José
Localização: R. José Inácio Teixeira Júnior, nº 126 – Pareci Novo-RS
Número do Processo: 000369-1100/12-2
Portaria de Tombamento: 007/2013
Livro Tombo: Inscr. Nº 117, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 17/01/2013

Descrição: O antigo seminário jesuíta de Pareci Novo localiza-se em uma área próxima ao Rio Caí, com solo extremamente fértil e coberto por vegetação, um antigo latifúndio adquirido pelos jesuítas em 1895, quando o Seminário Menor de São Sebastião do Caí foi transferido para o local. A antiga sede da fazenda ali existente foi usada como alojamento dos seminaristas e a área de entorno foi o embrião do futuro Seminário São José. Atualmente o complexo está localizado na área urbana do município.
Em 1900, com o crescente número de seminaristas, foram iniciadas as obras de uma nova sede, com projeto do arquiteto João (Johann) Gruenewald e executadas pelo polonês José Frast. Em 1901 concluiu-se a construção parcial do novo edifício. Nesta etapa foi construída uma ala paralela à rua, com três pavimentos. Em 1929 o Seminário foi ampliado, com a conclusão das alas em 1931. O edifício abrigou nomes de destaque da Ordem dos Jesuítas como o Pe. Theodor Amstad (1851-1938), idealizador do complexo, e o Pe. Balduino Rambo (1905-1961), destacado estudioso da botânica regional. Além de estudantes, o complexo abrigava jesuítas que garantiam a sustentabilidade da instituição, com a confecção de roupas, cozinha própria, horta, pecuária, marcenaria, ferraria, abatedouro, pomares, etc. Nesta época, em função da alta qualidade do solo, foram incrementadas as atividades de floricultura, tradição e fonte de recursos do município até os dias atuais. Fazem parte do complexo, além do edifício, uma piscina construída na rocha e oriunda da antiga fazenda, e a Gruta do Silêncio, local de retiro e oração. Em 1992 a propriedade desativada foi vendida à iniciativa privada, com vistas ao incremento da floricultura. Em 2006 o município adquiriu a propriedade para restauro e atividades culturais, por solicitação da comunidade.
O autor do projeto: Johann Gruenewald (1832 – 1910) nasceu em Koenigswinter, Alemanha. Em 1855 tornou-se aprendiz sob a orientação do arquiteto responsável pela conservação da Catedral de Colônia, o que lhe concedeu o título de “Construtor de Catedrais”. Em 1861 migrou para o Brasil. Em São Leopoldo iniciou as obras da Igreja Matriz e foi responsável pelos projetos do Colégio Jesuíta Nossa Senhora da Conceição e do Colégio São José, das irmãs franciscanas. Sua obra maior foi o antigo Seminário Católico, hoje Cúria Metropolitana, em Porto Alegre. Construiu a igreja do bairro Menino Deus, também em Porto Alegre, já demolida. Sua área de atuação profissional abrange projetos de estabelecimentos educacionais para ordens religiosas, fábricas, residências e pontes. Sua obra teve grande influencia na arquitetura local, no período de transição do império para a república.
Descrição: O edifício em alvenaria de tijolos, com área construída de aproximadamente 5.000 m², foi executado em etapas: a fase inicial corresponde ao bloco paralelo à via pública, com recuo de ajardinamento. Há uma escadaria de sete degraus, hierarquizando o acesso principal centrado na fachada sul. A planta baixa tem a forma aproximada da um H, resultante da união entre as diferentes etapas da construção. O complexo possui três pavimentos e subsolo, situado na ala posterior do edifício. Esta área era utilizada como depósito e padaria. No segundo pavimento, destaca-se a capela na ala norte, e uma varanda longitudinal com guarda-corpo em ferro. A capela possui piso em ladrilho hidráulico no acesso central, que também aparece nas circulações, cujas paredes tem revestimento com escaiola. O acesso principal, na fachada sul, é marcado por um frontão semicircular com a data de 1901. A fachada norte se destaca pelas esquadrias diferenciadas da capela. A cobertura dos diferentes blocos é de duas águas, com telha em barro tipo francesa.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.