Pedras Altas – Granja de Pedras Altas


Imagem: Iphae

A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Granja de Pedras Altas
Localização: Vila de Pedras Altas – Zona Rural – Pedras Altas-RS
Número do Processo: 00.121-11.00-94.1
Portaria de Tombamento: 11/99
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 84, de 11/10/1999
Publicação no Diário Oficial: 24/09/1999

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Bens Móveis do Castelo de Pedras Altas
Localização: Castelo de Pedras Altas – Granja de Pedras Altas – Pedras Altas-RS
Número do Processo: 1115-1100-SEDAC-99.9
Portaria de Tombamento: 24/2009
Publicação no Diário Oficial: 02/12/2009

Descrição: A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho. Pretendia provar que um pequeno pedaço de terra poderia ser tão produtivo quanto uma grande propriedade, se fossem usadas técnicas modernas e racionais. Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, construiu uma moradia confortável, em forma de castelo medieval, inaugurada em 1912, onde instalou uma grande biblioteca com obras raras e diversificadas. O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim à Revolução.

Além das razões históricas para o tombamento, a granja modelo de Pedras Altas é um exemplo no uso de técnicas pioneiras no sistema construtivo e na infraestrutura dos prédios, como iluminação a gás, captação e águas pluviais para abastecimento, preocupação com conforto térmico. Em termos paisagísticos, salientam-se a implantação do conjunto e sua riqueza plástica, incluindo-se o castelo, as edificações e instalações rurais, potreiros, acessos, jardins e alamedas.
Fonte: IPHAE.

Descrição: O tombamento dos bens móveis do Castelo inclui uma extensa lista de mobiliário, adornos, esculturas, lustres, louças, pratarias, quadros, tapetes, livros e documentos, entre outros objetos que pertenceram ao líder político Joaquim Francisco de Assis Brasil . O Castelo de Pedras Altas, construído por Assis Brasil e inaugurado em 1912, possui 44 cômodos, com dois andares principais, subsolo e torres. Os espaços contêm mobiliário e objetos de época, trazidos por Assis Brasil principalmente de Lisboa, Paris, Washington e Buenos Aires, locais em que viveu com a família quando exercia atividade diplomática.
Em 1923 foi assinado no castelo o Pacto de Pedras Altas, que pôs fim à Revolução de 1923. A Granja de Pedras Altas, que além do castelo inclui edificações rurais e áreas abertas como jardins e potreiros, já possui tombamento estadual, por razões históricas, desde 1999. A proteção estadual aos bens móveis existentes no castelo é uma complementação ao tombamento da Granja.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Iphae
Prefeitura Municipal
Wikipedia


7 comments

  1. Antonio Carvalho |

    gostaria de ter acesso a planta baixa, projetos do castelo

    como posso obter

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      O bem em questão é tombado pelo órgão estadual do Rio Grande do Sul. Por isso, sugerimos que entre em contato com o mesmo. Talvez tenham o material de que você necessita.
      Telefone: (51)3288.7532
      Email: [email protected]
      Formulário no site
      Att.
      Equipe iPatrimônio

  2. Juliano Pacheco Ferreira |

    Bom dia,
    Os proprietários atuais podem desfrutar do castelo como moradia, e como fica demais instalações, como propriedade rural, ela pode seguir seu siclo produtivo, como criações, gado leitero, aves, cabanha de gado devo?

  3. Juliano Pacheco Ferreira |

    Chega até os mantenedores, em posse do castelo, os valores doados de que forma? Quanto e o gasto mensal de manutenção do castelo? Eu posso dedicar um dia para ajudar na manutenção do castelo? Oque o governo ajuda com o tombamento, se não apoia para manutenção? Já vi pessoas dizer que o castelo, se deixar virar ruinas vai ter o mesmo valor histórico!

    1. Bom dia,
      Infelizmente, não encontramos dados sobre o uso atual do Castelo ou sobre sua gestão por algum órgão de preservação.
      Sugerimos que entre em contato com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto para solicitar as informações.
      Os contatos que encontramos na internet são os seguintes:

      Secretária:
      Cilene Tardiz da Silva
      (53) 99971-7276
      [email protected]

      E-mail do departamento de cultura: [email protected]

      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.