Pelotas – Castelo Simões Lopes


Imagem: Bertoncello

O Castelo Simões Lopes, em Pelotas-RS, foi construído entre 1920 e 1923, por Augusto Simões Lopes.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Castelo Simões Lopes
Localização: Av. Brasil, n° 824 – Pelotas-RS
Número do Processo: 1970-1100/11-8
Portaria de Tombamento: 12/2012
Livro Tombo: Inscr. Nº 109, de 20/07/2012
Publicação no Diário Oficial: 09/03/2012

Descrição: Iniciada em 1920 e concluída em 1923, a edificação foi construída por Augusto Simões Lopes (1880-1941), cidadão pelotense e filho do charqueador João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. Augusto Simões Lopes destacou-se como homem público, ocupando os cargos de intendente de Pelotas por dois mandatos, de deputado federal, senador e vice-presidente do senado. Fotos de época testemunham que o castelo foi palco de grande atividade política e social. O castelo pertenceu à família do escritor pelotense Simões Lopes Neto, ícone da literatura sul-rio-grandense.
A edificação, construída no centro do terreno, apresenta torres, ameias e terraços, lembrando os antigos castelos medievais. Conforme relato de descendentes, o projeto e a construção foram do arquiteto alemão Fernando Rullmann, mas o proprietário fez inúmeras alterações no decorrer das obras. A estrutura é de cimento armado, uma novidade para a época, e as paredes são em alvenaria de tijolos.
A edificação possui dois pavimentos e porão habitável, que era destinado a adega de vinhos e acomodações para empregados. No térreo havia espaços de convívio e dormitórios, e no pavimento superior encontravam-se os demais dormitórios, banheiros e escritório, com acesso a amplos terraços.
O Castelo Simões Lopes teria sido a primeira casa a ter calefação em pelotas, com uma fornalha a carvão e lenha localizada no porão e radiadores em todas as peças.
Uma intervenção urbana significativa para Pelotas foi a criação do bairro Simões Lopes, em 1914, quando a cidade ultrapassou os limites da ferrovia. O traçado regular característico da cidade foi mantido, destacando-se a chamada “cidade nova”, vila operária construída em frente à estação férrea, o campo do “Grêmio Esportivo Brasil”, fundado por Augusto Simões Lopes, duas praças públicas e sua residência. O castelo foi a primeira edificação de grande porte construída no bairro, destacando-se ainda hoje na malha urbana.
A propriedade foi adquirida pela prefeitura municipal de Pelotas em 1990.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.