Pilar de Goiás – Casa da Princesa


Imagem: Iphan

A Casa da Princesa, em Pilar de Goiás-GO, também conhecida como Casa Setecentista ou Casa de Rótulas, é uma construção da metade do séc. XVII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa da Princesa – Rua da Cadeia
Outros Nomes: Casa de rótulas; Casa Setecentista; Casa à Rua da Cadeia
Cidade: Pilar de Goiás-GO
Localização: Rua da Cadeia, nº 270 – Pilar de Goiás-GO
Número do Processo: 427-T-1950
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 413, de 20/03/1954
Uso Atual: Museu da Casa Setecentista

Descrição: Também conhecida como Casa Setecentista ou Casa de Rótulas, é um edifício de arquitetura civil, uma morada senhorial, situada no centro histórico da cidade de Pilar de Goiás. Construção da metade do século XVIII, no apogeu da mineração do ouro em Pilar, presumivelmente entre 1741 e 1760. Tem paredes em taipa de pilão e adobes, telhado de telha de barro canal e fundação em pedras argamassadas com barro. Mantém, através dos anos, suas principais características como as rótulas bem talhadas nas janelas de sua fachada principal. Possui em seu interior dois forros policromados em forma de maceira.
Fonte: Iphan.

Descrição: Conhecida como Casa da Princesa, pelo seu aspecto extremamente luxuoso pelos padrões da época, período em que Pilar se destacava no cenário de Goiás pela maior produção aurífera da província. Pilar produziu em 10 anos, o equivalente a todo o ouro que toda a província de Goiás produziu em um século. Razão pela qual a administração da província se transferia para ela por seis meses do ano. Pertence hoje ao IBRAM e abriga o museu histórico da cidade. Considerada a construção mais luxuosa do ciclo do ouro em Goiás, o seu interior impressiona pelas pinturas de portas e tetos em gamela. Destacam-se também as rótulas das janelas pelo requinte de sua talha com floreados na parte superior. Representa como construção, a mais importante obra arquitetônica não religiosa do barroco do século XVIII da província de Goiás. O Museu Casa da Princesa funciona na Casa Setecentista, antiga moradia senhorial do século XVIII localizada no centro histórico da cidade de Pilar de Goiás. O acervo de cerca de mil peças é formado por documentos históricos, fotografias e objetos (especialmente mobiliário e utensílios domésticos utilizados nos casarões de fazendas) que mostram formas do viver goiano dos séculos XVIII ao XX.
Fonte: Prefeitura Municipal.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Casa com Janelas de Rótulas e Forro Pintado, na Rua da Cadeia
Localização: Rua da Cadeia, nº 270 – Pilar de Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Acervo Arquitetônico e Paisagístico da Cidade
Localização: Pilar de Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan (p. 35)
Vitruvius
Iphan
Cleomar Rocha
Iphan
Iphan
Iphan
Monumento, p. 427
Vitruvius
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.