Piratini – Casa de Camarinha


Imagem: Iphae

A Casa de Camarinha foi construída em 1789. O uso original foi residencial e o proprietário era Antônio José Vieira Guimarães.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa de Camarinha
Localização: R. Vinte de Setembro, nº 150/156 – Piratini-RS
Número do Processo: 52.055-19.00-SEC/84
Portaria de Tombamento: 28/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 44
Publicação no Diário Oficial:

Descrição: Prédio construído aproximadamente em 1789. O uso original foi residencial e o proprietário era Antônio José Vieira Guimarães. Segundo informações locais, foi o primeiro prédio edificado na povoação de Piratini. A camarinha, pequeno torreão engastado na cobertura, foi construída posteriormente, na primeira década do século XX.
Trata-se de uma edificação de alvenaria autoportante, com dois pavimentos e cobertura de telhas capa-e-canal, beiral e cimalha. Possui portas envidraçadas sem bandeira e porta-calha. Janelas de madeira com caixilhos de guilhotina e folhas de segurança. Vergas das portas e janelas em arco rebaixado, com exceção de uma janela e das portas-calha, que possuem vergas retas. É considerada um dos exemplares arquitetônicos de maior expressão que integra o Centro Histórico da Cidade de Piratinil, representando a arquitetura colonial portuguesa.
Atualmente a casa é dividida entre dois proprietários, sendo uma parte de uso residencial e a outra cedida pelo Estado para a prefeitura de Piratini, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. O imóvel foi parcialmente restaurado em 1993 e 94, através de convênio entre o IBPC (atual IPHAN) e o Estado do Rio Grande do Sul, com recursos federais. Foi feita consolidação estrutural, recuperação de telhado e rebocos, que estavam muito deteriorados.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.