Pires do Rio – Museu Ferroviário


Imagem: Governo do Estado

O Museu Ferroviário de Pires do Rio-GO se localiza em prédio construído em 1988 pelo empenho de Jacy Siqueira e Adolvado Fernandes Sampaio.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Museu Ferroviário de Pires do Rio
Localização: Av. Coronel Lino Sampaio, s/n – Centro – Pires do Rio-GO
Resolução de Tombamento: Decreto nº 4.943, de 1999

Descrição: O Museu Ferroviário de Pires do Rio é parte relevante da história goiana porque retrata boa parte da história da formação de cidades da chamada “região da estrada de ferro”. Surgiu do idealismo do piresiano historiador, escritor, poeta e professor, Jacy Siqueira, em 8 de agosto de 1988, que contou com o empenho de Adolvado Fernandes Sampaio, que, na época era o diretor de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura do Estado.
Em 1988, a Rede Ferroviária Federal S/A, resolveu demolir o prédio da antiga oficina mecânica das locomotiva à vapor, que já estava desativado. Foi quando, o professor Jacy Siqueira teve a idéia de implantar no edifício antigo um museu que buscasse o resgate da história da cidade. Esse prédio, onde funcionava a oficina, pertencia à Rede Ferroviária Federal (RFFESA).
Como a cidade já possuía um locomotiva a vapor, a “Mafra 2”, de 1939, que tanto colaborou na construção da estrada de ferro que chega até Brasília, não foi difícil dar início ao acervo do museu. A composição acervo do museu foi lenta e precisou de tempo para análises, pesquisas e pareceres históricos e técnicos. A professora Ercy Rocha Saud, já envolvida na área cultural de Pires do Rio, foi indicada para a direção, onde está desde a fundação. O museu foi criado no dia 18 de janeiro de 1989, mas sua constituição jurídica data de 8 de agosto de 1989.
A escolha do nome é uma homenagem a todos os ferroviários que contribuíram para o surgimento de tantas cidades às margens das linhas de ferro. Uma história que está no imaginário de boa parte da comunidade e que se materializa no próprio acervo: locomotivas a vapor e centenas de objetos da ferrovia dos séculos XIX e XX. Antes de se tornar museu, o local era utilizado como oficina de manutenção. A construção dessa oficina é de 1940.
O Museu Ferroviário foi tombado pela Prefeitura de Pires do Rio em 14 de novembro de 1985, e pelo Estado, a partir do Decreto nº 4943, de 9 de agosto de 1998.
O Museu Ferroviário foi aberto ao público no dia 8 de agosto de 1989.
Hoje, o acervo é composto também por dezenas de objetos que pertenceram aos ferroviários, e que por si, contam a história da chegada dos trilhos em Goiás. Fala dos primeiros ferroviários a se fixaram nas terras do Coronel Lino Teixeira Sampaio, local onde hoje está a cidade de Pires do Rio.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

TOUR VIRTUAL

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Governo do Estado
IBGE
Rede Social


3 comments

  1. Stella Mello e Barros |

    Bom dia!
    Sou discente do PPGCI IBICT-UFRJ e estou realizando um levantamento de SOCs (sistemas de organização do conhecimento) para uma atividade de disciplina.
    Gostaria de saber quais SOC o Museu Ferroviário de Pires do Rio utiliza no tratamento do acervo museológico (tesauro e sua edição, glossário, listas de autoridade, taxonomias, dicionários, gazetteers, redes semânticas, ontologias, cabeçalhos de assunto, esquema de classificação (qual edição da CDD e CDU, classificação de Bliss) ou ontologia?
    Muito obrigada!
    Att.,
    Stella

    1. Boa tarde,
      iPatrimônio é um projeto cidadão voluntário sem vínculos institucionais que está coletando listas de bens tombados e registrados no Brasil nos diferentes níveis (mundial, Mercosul, Iphan, estados e municípios), os georreferenciando e agregando informação de qualidade.
      Para informações sobre a indexação do Museu Ferroviário, sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição.
      Os contatos encontramos em busca na internet são:
      Telefone: (64) 3461-5504
      E-mail: [email protected]
      Funcionamento
      Terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. napoleao paranhos |

    Predio foi construido nos anos de 1940 a 1945 e não em 1988 como no inicio,a não ser que ja estava sendo demolido.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.