Pitangui – Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Iphan

A Casa de Câmara e Cadeia em Pitangui-MG apresenta as características usuais em prédios da mesma categoria, construídos no século XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Câmara e Cadeia ou Paço Municipal de Pitangui, R. José Gonçalves, nº 29
Outros Nomes: Paço Municipal de Pitangui
Cidade: Pitangui-MG
Localização: R. José Gonçalves, nº 29 – Pitangui – MG
Número do Processo: 596-T-1959
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 449, de 04/08/1959
Uso Atual: Prefeitura Municipal de Pitangui

Descrição: A construção de uma Casa de Câmara e Cadeia em Pitangui justificou-se pelo desenvolvimento da vila primitiva, fundada no começo do século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, pela bandeira de Domingos Rodrigues do Prado. Em torno da primeira fundação estabeleceram-se outros centros de povoação, atraídos pela abundância do ouro, o que levou Pitangui a permanecer como centro próspero de extração em pleno século XIX e um dos municípios de maior área e riqueza de Minas. Segundo o arquiteto Sylvio de Vasconcellos, o edifício apresenta as características usuais em prédios da mesma categoria, construídos no século XVIII. Trata-se de um casarão de dois pavimentos, apresentando na fachada seis portas de madeira com folhas almofadadas, vergas curvas e cimalhas, dispostas no pavimento térreo. O pavimento superior, destinado à Câmara, é delimitado por larga moldura. Acima de cada porta correspondem seis portas-sacadas com guarda-corpos de balaústres torneados. Os cunhais, de extrema leveza, contrastam com o cornijamento. O pavimento térreo possui janelas gradeadas, uma vez que era destinado à Cadeia. Posteriormente, o prédio sofreu adaptações para instalação dos serviços da Prefeitura Municipal.
Fonte: Iphan.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Centro Histórico de Pitangui
Localização: Pitangui-MG
Resolução de Tombamento: 04/09/2008
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Descrição: O Centro Histórico de Pitangui é constituído pela área de ocupação urbana iniciada no século XVIII, onde se encontram os principais referenciais arquitetônicos, urbanísticos, históricos e sociais, mesclando edificações coloniais, sobrados do século XIX e casaria do século XX. As primeiras construções eram rústicas, de pau a pique. A aglomeração era desordenada e espontânea, seguindo uma regra quase geral de estabelecimento dos arraiais setecentistas mineiros de se fixarem ombro a ombro com as lavras de ouro. As ruas e becos eram sinuosos e irregulares, acompanhando a topografia natural do terreno. A primeira capela foi dedica a Nossa Senhora da Penha, situada nas proximidades da povoação. Em 9 de junho de 1715, o arraial foi elevado a Vila, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui. Em 1726 o nome mudou para Nossa Senhora do Pilar devido a insatisfação dos moradores com a padroeira escolhida pela Coroa. Até inicio do século XVIII nota-se um crescimento do povoado e suas imediações fora do centro. Na metade do século XVIII registra-se um empobrecimento devido ao desaparecimento do ouro. Apenas no século XIX inicia-se um novo processo de crescimento e desenvolvimento local com o surgimento da primeira agência postal, o chafariz ao lado da Matriz, da Santa Casa de Misericórdia de Pitangui. A elevação a cidade ocorreu em 1855.
Fonte: Iepha.

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal de Salvador
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.