Porto Alegre – Antiga Provedoria da Real Fazenda


Imagem: Iphae

A Antiga Provedoria da Real Fazenda é o prédio mais antigo de Porto Alegre-RS, sua construção foi concluída em 1790, pelo capitão Alexandre José Montanha.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Antiga Provedoria da Real Fazenda
Outros Nomes: Casa da Junta
Localização: R. Duque de Caxias, nº 1029 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 1434/80 – DEC/SCDT
Portaria de Tombamento: 06/81
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 02, de 17/09/1981

Descrição: A Antiga Provedoria da Real Fazenda é provavelmente a única edificação de Porto Alegre que remonta ao século XVIII. Prédio mais antigo de Porto Alegre, sua construção foi concluída em 1790, no governo de José Marcelino de Figueiredo, pelo engenheiro militar capitão Alexandre José Montanha, contendo apenas um pavimento. Localizado em frente à Praça da Matriz, formava conjunto com o antigo palácio do governo, à esquerda, mais tarde demolido para dar lugar ao atual Palácio Piratini. O prédio foi construído para sediar a Provedoria da Real Fazenda e logo começou a funcionar como a Casa da Junta, Câmara e Cadeia. Em 1828 passou a abrigar o Conselho-Geral da Província, que mais tarde foi substituído pelas Assembleias Provinciais. Em 1835 passou a sediar a Assembléia Legislativa da Província, nela circulando importantes figuras do cenário gaúcho.
Originalmente a edificação apresentava apenas um pavimento, com planta retangular, beirado e águas furtadas, de acordo com os padrões da arquitetura colonial. Foi reformado em 1860, quando foi acrescentado o segundo pavimento e desapareceram suas características coloniais, recebendo influências neoclássicas, como a platibanda e os vãos em arco pleno.
Durante três períodos a assembléia esteve em recesso prolongado: de 1835 a 1845, devido à Revolução Farroupilha; entre 1865 e 1870, em função da guerra do Paraguai e de 1937 a 1947, como decorrência da instituição do Estado Novo, quando as portas do casarão permaneceram fechadas por quase dez anos. O prédio foi totalmente reformado para receber os novos deputados da terceira Assembléia Constituinte da história gaúcha, instalada em 1947. O casarão foi utilizado pela Assembléia Legislativa até a conclusão da nova sede, o atual Palácio Farroupilha, em 1967. Na reforma de 1982 o prédio foi recuperado, com a substituição dos elementos deteriorados e a instalação de redes de infra-estrutura, e passou a ser ocupado pela Casa Civil.
Em 2004 o casarão foi retomado pela Assembléia, sendo restaurado para abrigar o Memorial do Legislativo, com a museografia, banco de dados, fotos, filmes, documentação, mobiliário e objetos antigos que compõem a história do Parlamento gaúcho.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.