Porto Alegre – Biblioteca Pública


Imagem: Iepha

A construção do prédio da Biblioteca Pública iniciou em 1912, no contexto do ideário positivista. Projeto e execução de Affonso Hebert. Empreiteiro Roberto Roncoli.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Biblioteca Pública
Localização: R. Riachuelo, nº 1190 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 01125-25.00-SCAT-82
Portaria de Tombamento: 04/82, ratificada pela portaria 19/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 06, 28/07/1982

Descrição: A construção do prédio iniciou em 1912, no contexto do ideário positivista. O projeto e a execução das obras foram do engenheiro Affonso Hebert, tendo como empreiteiro Roberto Roncoli. Em 1919 foram reiniciadas obras para a ampliação do prédio sob o comando do engenheiro Theófilo Borges de Barros, que se encerraram em 1922, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. A idealização do projeto e a execução das obras foram coordenadas por Vítor Silva, diretor da Biblioteca, que também orientou os trabalhos de decoração e ornamentação interna.
O prédio eclético ostenta nas fachadas principais o chamado “calendário positivista”, composto de bustos dos grandes patronos do positivismo, como Dante Alighieri, Júlio César, Gutemberg, Descartes, Carlos Magno e Aristóteles.
Nas paredes e tetos há pinturas murais executadas por Ferdinand Schlatter; as esculturas são de Alfred Adlof, Eduardo de Sá e José Gaudenzi, que concebeu e ornamentou o elevador interno, de marca Otis, um dos mais antigos do Estado; as colunas são revestidas com mármore de Carrara e os pisos com madeira do Pará.
Fonte: IPHAE.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Bens Móveis e Integrados e o Acervo de Obras da Biblioteca Pública
Localização: R. Riachuelo, nº 1190 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 897-08.04 CODEC 90-9
Portaria de Tombamento: 12/90
Livro Tombo das Belas Artes: Inscr. Nº 01, de 22/08/1990
Publicação no Diário Oficial: 22/08/1990

Descrição: A Biblioteca Pública do Estado, edificação característica do período positivista no Rio Grande do Sul, apresenta elementos neoclássicas na parte externa, enquanto a decoração interna é eclética, com elementos de vários estilos históricos. O mobiliário e os demais objetos utilitários e decorativos foram criados especialmente para o prédio, de acordo com a concepção original que orientou o projeto da edificação. Entre os itens descritos no processo de tombamento, constam os pisos de parquete de madeira do Pará, os lustres de bronze dourado da Sala de Leitura e os de bronze e cristal da Sala Braille. Constam ainda as telas a óleo pintadas por Libindo Ferraz, Oscar Pereira da Silva e outros, a figura feminina com lampadário existente no hall, as mesas, estantes, poltronas, cadeiras e outros móveis, o elevador de madeira esculturado por Gaudenzi em estilo gótico florentino, os seis bustos em bronze representando Camões, Shakespeare, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Platão e Homero, existentes no Salão Mourisco. São citados também as duas galerias de madeira sobre as janelas do Salão Egípcio, com representação do Inferno de Dante, e a escada de mármore com corrimão de madeira e bronze, entre outros.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Iphae
Site da instituição
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.