Porto Alegre – Cais do Porto


Imagem: Ricardo André Frantz

O Pórtico central e os dois armazéns laterais do Cais do Porto possuem estruturas metálicas, encomendadas à Casa Costa Daydée, de Paris.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Cais do Porto: Pórtico Central e Armazéns
Localização: Av. Mauá, nº 1050 – Centro – Porto Alegre – RS
Número do Processo: 1047-T-1981
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 552, de 19/05/1983

Descrição: O Pórtico central e os dois armazéns laterais (a sua direita e a sua esquerda) do Cais do Porto possuem estruturas metálicas, encomendadas à Casa Costa Daydée, de Paris. Sua montagem foi iniciada sob orientação do engenheiro francês, Henri Hauser, e concluída, em 1922, pelo engenheiro brasileiro Trajano Ribeiro. Os panos de vidro da fachada foram executados pela vidraçaria De Lucca, de Porto Alegre. Sua construção insere-se no contexto de introdução e desenvolvimento no Brasil da arquitetura de estruturas metálicas industrializadas, importadas da Europa. Apreciada pelo baixo custo do material e pela facilidade de montagem, essa modalidade de construção foi praticada no Brasil sobretudo entre 1870 e 1920, restando, nos dias de hoje, poucos exemplares. O antigo cais do porto possuía, além dos armazéns, escadaria de granito rosa, pela qual ligava-se ao conjunto arquitetônico formado pelos prédios hoje ocupados pelo Museu de Artes Ado Malagoli e pelo Memorial do Rio Grande do Sul, a Praça da Alfândega e a Av. Sepúlveda.
Fonte: Iphan.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS
COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Cais do Porto, Armazéns A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3, Edifício Sede DEPREC, Pórtico Central e Armazéns A e B
Localização: Av. Mauá – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 1.007148.96.8
Inscrição no Livro do Tombo: n° 50, p. 65, de 11/10/1996
Descrição: A construção do Porto de Porto Alegre representou um imenso esforço do governo e da sociedade do início do século, de modernização urbana e de desenvolvimento econômico do Estado. O conjunto de aterro, cais e edificações portuárias fazem parte das realizações que trouxeram à fisionomia da cidade novos padrões de dinamização, higiene e embelezamento.
Os armazéns A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3 e o edifício sede do DEPREC, juntamente com o Pórtico Central e armazéns A e B (considerados patrimônio cultural nacional desde 1983) fazem parte de um conjunto que foi sendo estruturado por etapas, a partir da construção do primeiro trecho do cais defronte à Praça da Alfândega (1911/13), do Pórtico Central e armazéns A e B (1919/22), dos demais armazéns (1917/27) e da sede administrativa do DEPREC (1947).
A estrutura dos Armazéns A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2 e B3 compõe-se de peças metálicas rebitadas em ferro, importadas da empresa Daydée, de Paris, e montada no local. A vedação da estrutura é feita através de alvenaria de tijolos maciços. O vão livre correspondente à dimensão transversal dos prédios é de aproximadamente 20 metros e o comprimento varia em torno de 90 metros para cada armazém. A altura atinge entre sete e dez metros, correspondendo a um único pavimento.
A cobertura compõe-se de cumeeira e calhas dispostas transversalmente, o que dá ao conjunto um coroamento ritmado e contínuo devido à modulação da estrutura e à alternância das duas águas do telhado, conformando sucessivos frontões.
Como bens integrados à arquitetura das edificações, estão protegidas as gruas para movimentação de cargas, dispostas em trilhos metálicos na base da estrutura do telhado. Externamente, estão incluídos os guindastes existentes ao longo do cais, bem como toda a pavimentação em granito.
O Edifício sede do DEPREC é um prédio de seis pavimentos geminado ao conjunto composto pelo Pórtico Central e armazéns do cais do porto. A arquitetura do prédio caracteriza a evolução do Ecletismo para o sistema formal “Art Déco”. A estrutura do prédio é de alvenaria portante com vigamento e entrepisos de concreto. As paredes são revestidas por reboco e pintura em tom esverdeado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRUAS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.