Porto Alegre – Faculdade de Direito


Imagem: Ricardo André Frantz

O conjunto arquitetônico localizado no Campus do Centro da UFRGS foi construído em duas fases distintas. A Faculdade de Direito foi construída em 1908.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédios do Observatório Astronômico e da Faculdade de Direito, situados no Campus do Centro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Outros Nomes: Conjunto arquitetônico do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Localização: Av. Osvaldo Aranha, Campus, Centro – Porto Alegre – RS
Número do Processo: 1438-T-1998
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 556, de 19/06/2000

Descrição: O conjunto arquitetônico localizado no Campus do Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi construído em duas fases distintas da história da Instituição. O primeiro grupo de prédios, denominados históricos, foi erguido ao longo de trinta anos, partir de 1898. Na segunda fase de construções, que durou quatorze anos, ergueram-se os prédios modernistas.
A arquitetura monumental dos prédios históricos destacou-se na paisagem urbana do início do século XX e, ainda hoje, mesmo após a verticalização da cidade, mantem-se sua imponência, pois as transformações ocorridas no entorno urbano não prejudicaram a unidade territorial do Campus do Centro. Suas edificações possuem estreita relação com o desenvolvimento urbano e cultural da cidade. As primeiras unidades autônomas de ensino superior, núcleo originário da futura UFRGS, surgiram na primeira República, iniciando-se a construção de prédios próprios em terreno localizado no chamado Potreiro da Várzea, mediante doação pela Intendência Municipal.
A Escola de Engenharia e a Faculdade de Direito foram construídas respectivamente em 1906 e 1908. A partir de 1912 ergueu-se o prédio do Instituto Parobé e o do posteriormente chamado Curtumes e Tanares. Em 1912, construiu-se o prédio da Faculdade de Medicina e, em seguida, as sedes da Divisão Feminina do Instituto Parobé e da Seção de Meteorologia do Instituto Astronômico e Meteorológico. O conjunto constituiu-se, então, no Primeiro Campus Universitário do Brasil. Até os anos 30, a área do entorno do Campus foi sendo urbanizada e, na década de 1950, iniciou-se a segunda fase de construções, quando ergueram-se os prédios da Faculdade de Filosofia e o do Colégio de Aplicação.
Fonte: Iphan.

CONJUNTO:
Porto Alegre – Observatório Astronômico
Porto Alegre – Faculdade de Direito

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.