Porto Alegre – Instituto de Educação Flores da Cunha


Imagem: Iepha

O projeto do Instituto de Educação Flores da Cunha é de Fernando Corona, pela fima Azevedo, Moura e Gertum. A obra foi concluída em 1935.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Instituto de Educação Flores da Cunha
Localização: R. Oswaldo Aranha, nº 527 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 2733.1100/95.0
Portaria de Tombamento: 008/06/SEDAC
Publicação no Diário Oficial: 16/03/2006

Descrição: O projeto do prédio é de Fernando Corona, arquiteto e escultor espanhol radicado em Porto Alegre. Na época Corona era projetista da fima Azevedo, Moura e Gertum, encarregada da realização da obra, que foi concluída em 1935. Denominava-se Escola Normal General Flores da Cunha.
O atual Instituto de Educação está localizado na periferia do Parque Farroupilha, junto ao campus central da UFRGS, tendo se tornado um marco referencial urbano. O conjunto arquitetônico é composto por três edificações: o prédio principal, de dois pavimentos, cuja fachada longitudinal apresenta pórtico de acesso com colunas jônicas de nove metros de altura. Internamente apresenta um grande hall de entrada, salas de aula e um anfiteatro. O prédio do ginásio possui planta retangular e as mesmas características formais do prédio principal. O prédio do jardim de infância localiza-se posteriormente ao prédio principal, com acesso elevado marcado por colunas jônicas, interligando-se a este através de um pergolado. Mantém os elementos formais utilizados no prédio principal, adaptados para suas dimensões mais reduzidas.
Áreas:
Prédio principal: 3.310 m²
Ginásio: 753 m²
Jardim de infância: 500 m²
Pérgula: 74 m²
Fonte: IPHAE.

PROJETO DE RESTAURAÇÃO

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
IBGE
Wikipedia


Comentários

  1. Ivone Costa da Silva |

    Venho através deste espaço lamentar ,a descaracterização ,deste prédio que é um marco de beleza e histórico centro cultural ,da capital dos gaúchos.Faço aqui referência,à cobertura planejada para cobrir o Instituto,totalmente fora do lindo projeto arquitetônico que este cidadão espanhol idealizou.Este patrimônio deveria perpetuar-se conforme o projeto original.
    Sempre que circulo defronte à ele ,me pergunto aonde está a sensibilidade de quem aprovou este telhado??? quem estaria satisfazendo sua ambição com ele?????
    Como cidadã gaúcha deixo aqui meu lamento !!!!!
    quem sabe seja lido por alguém, que com sua sensibilidade,tenha ânimo para refutar essa ideia absurda!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.