Porto Alegre – Museu de Arte (MARGS)


Imagem: Iphae

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli foi criado em 1954 e ocupou diversos espaços em Porto Alegre-RS, até o atual prédio da antiga Delegacia Fiscal.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Museu de Arte (MARGS) – (ex. Delegacia fiscal)
Localização: Praça Barão do Rio Branco, s/n – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 22639-19.00-SE/1983
Portaria de Tombamento: 04/83, retificado pela portaria 03/84, ratificado pela portaria 01/85
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 22, de 30/06/1983
Publicação no Diário Oficial: 16/08/1984

Descrição: O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli é uma instituição da secretaria de Estado da Cultura. Criado em 1954 (decreto nº 5066) e organizado pelo artista e professor paulista Ado Malagoli, o Museu já ocupou diversos espaços em Porto alegre, entre eles o foyer do Theatro São Pedro. Somente em 1978 a instituição instalou-se na Praça da Alfândega, no prédio da antiga Delegacia Fiscal, onde permanece até hoje.
Construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal, o imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase cinco mil metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn e construído pela firma do engenheiro Rudolf Ahrons. A suntuosidade da construção, com seus vitrais, mármores e ornamentos, materializava, no início do século, o ideal de modernização e progresso da república positivista gaúcha. A decoração ornamental do prédio do MARGS foi executada pelas oficinas de escultura de João Vicente Friederichs, com os ornamentistas Victorio Livi, Franz Radermacher e do escultor Alfred Adlof, responsável pelas figuras da fachada.
Em 1974 o Decreto Federal nº 73.789 autorizava a cessão de uso do prédio ao Estado para abrigar o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Apesar disso, a ocupação da sede definitiva só ocorreu em 1978. Em 1983 o imóvel foi indicado para constar no Livro Tombo Histórico do Estado, através da Portaria nº 04/83. Em 1984 foi reconhecido como de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico, através da Portaria nº 03/84. Em 1985 foi feito o tombamento definitivo em nível estadual pela Portaria nº 1/85, ratificando a portaria anterior.
Em 1997, o prédio do MARGS foi submetido a um amplo processo de restauração. Porém, antes da conclusão total das obras, o Museu foi uma das sedes da I Bienal do Mercosul e, por decreto oficial, passou a chamar-se Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em homenagem ao seu patrono.
Em 2006 e 2007 passou por novas obras, para sanar problemas em coberturas e calhas.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

VÍDEOS:

Fonte: MARGS.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.