Porto Alegre – Museu de Comunicação Social


Imagem: Iphae

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa está sediado em uma edificação histórica no centro de Porto Alegre-RS.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Museu de Comunicação Social
Localização: R. Andradas, nº 959/963 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 01.222-25.00-SCDT-82
Portaria de Tombamento: 06/82, ratificada pela portaria 17/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 08, de 28/07/1982
Publicação no Diário Oficial: 12/02/1987

Descrição: O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa está sediado em uma edificação histórica no centro de Porto Alegre, que abriga também espaços da CORAG – Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas. O imóvel compõe-se de duas edificações interligadas, formando um conjunto heterogêneo. Em razão da diferença de níveis, existem ligações internas por passagens e escadas. A Edificação 01 situa-se na R. dos Andradas, esquina com R. Caldas Júnior. É uma construção eclética com quatro pavimentos, que abriga áreas de exposição, auditório, reservas técnicas divididas por temas e salas administrativas do Museu. Uma das salas do térreo é ocupada pela Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas – CORAG. A Edificação 02 fica na R. Caldas Júnior. Prédio modernista com quatro pavimentos, abriga salas reservadas à CORAG no térreo, além de espaços para exposição de máquinas antigas e o setor de arquivo de periódicos do Museu, com acesso pela R. Caldas Júnior.
A edificação mais antiga foi construída em 1922 para abrigar o jornal “A Federação”, criado em 1884, órgão oficial do PRR – Partido Republicano Rio-grandense. O jornal expressava o ideário da filosofia positivista no estado, sob o lema “Ordem e Progresso”. O projeto do prédio foi executado pelo engenheiro da Secretaria de Obras Públicas Theóphilo Borges de Barros, responsável também pelas obras de ampliação da Biblioteca Pública do Estado e pelo projeto da Secretaria da Fazenda. Como era comum nas edificações da época, possui fachadas ecléticas com elementos do neoclassicismo. No alto do frontão da fachada principal destaca-se uma figura feminina empunhando archote na mão direita, alegoria que simboliza a imprensa, executada pelo escultor italiano Luiz Sanguin. Em 1947 o prédio teria sido destruído parcialmente por um incêndio, sendo reconstruído e ampliado nos fundos, junto à R. Caldas Júnior.
A extinção do jornal ocorreu em 1937, com o Estado Novo, no governo de Getulio Vargas. Em 1938, o jornal do Estado – misto de diário oficial e órgão noticioso – ficou sediado no prédio. Este jornal transformou-se no atual Diário Oficial, sendo mais tarde incorporado pela CORAG, que ainda ocupa algumas salas do prédio.
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa foi criado em 1974, com a função de guardar, preservar e divulgar a memória dos meios de comunicação do Rio Grande do Sul. Nele se encontram arquivo de periódicos, fotografias, vídeos, filmes e discos. O nome do museu é uma homenagem ao patrono da imprensa brasileira, fundador do primeiro jornal brasileiro, o “Correio Braziliense”, criado em 1808.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição
Governo do Estado
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.