Porto de Pedras – Antiga Cadeia Pública/Antigo Forte


Imagem: Google Street View

A Antiga Cadeia Pública/Antigo Forte, em Porto de Pedras-AL, foi tombada por sua importância cultural.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Antigo Forte, Antiga Cadeia Pública e Morro dos Três Coqueiros
Localização: Porto de Pedras-AL
Processo de Tombamento: 1700-1176/06
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.365, de 21/08/2006
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Descrição: A ocupação europeia de Porto de Pedras aglutinou-se em torno da sede da missão franciscana na chamada “Alagoas Boreal”, estabelecimento dedicado à catequese dos Potiguares. Essa missão contava com o apoio de Christoffer Linz e seu irmão Sibad Linz que combatiam os indígenas da região. Mortos os guerreiros indígenas em combate, as suas mulheres e crianças eram conduzidas para a missão de Porto de Pedras.
Posteriormente, no contexto da segunda das Invasões holandesas do Brasil, as tropas luso-espanholas ergueram um pequeno forte destinado à defesa de Porto Calvo, visando dificultar o acesso de embarcações inimigas através do lagamar da Rateia penetrar e da ria de Porto de Pedras, e daí subir o rio até defrontar a colina fortificada de Porto Calvo, a cerca de quarenta e dois quilômetros de distância, rio acima.
Durante o conflito, a posse de Porto de Pedras alternou-se entre luso-espanhóis e neerlandeses. A primeira ocupação neerlandesa de Porto de Pedras registrou-se a 14 de Maio de 1633, quando a partir do lagamar da Rateia a artilharia da esquadra fez fogo sobre a povoação e destruiu várias embarcações portuguesas ali ancoradas. Tendo oferecido resistência ao desembarque inimigo, a povoação foi incendiada pelos defensores, que se refugiaram em seguida pelos engenhos do interior ou em povoados vizinhos. Com a reconquista definitiva de Porto Calvo pelos portugueses, Porto de Pedras foi reconstruída.
Por alvará–régio datado de 5 de dezembro de 1815, Porto de Pedras foi elevada à categoria de vila, desmembrada de Porto Calvo. Posteriormente, em 1864, Porto de Pedras perdeu a sua autonomia ao ser anexada a Passo de Camaragibe. Readquiriu a sua emancipação em 1868, mas apenas pela Lei 903 em 1921, tornou-se município.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

CONJUNTO:
Porto de Pedras – Antiga Cadeia Pública/Antigo Forte
Porto de Pedras – Morro dos Três Coqueiros

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.