Prados – Igreja de Nossa Senhora da Penha


Imagem: Iphan

A Igreja de Nossa Senhora da Penha apresenta-se externamente com um bom aspecto arquitetônico. Suas torres foram construídas em 1912.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Penha
Localização: Prados-MG
Número do Processo: 383-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 323, de 27/07/1949

Descrição: Esta Igreja apresenta-se externamente com um bom aspecto arquitetônico. Suas torres foram construídas em 1912.
As paredes externas são constituídas por alvenaria de pedra, notando-se, entretanto, alvenaria de tijolos em alguns lugares reconstituídos.
Internamente, ela apresenta-se em bom estado de conservação, existindo apenas algumas trincas nas paredes laterais provenientes de recalques. O arco-cruzeiro também apresenta-se com várias trincas, já tomadas atualmente amarram-se por três tirantes de ferro.
O piso da nace é assoahado com novas taboas largas e o da capela-mór é forado por campas. Ambos estão em perfeito estado.
Os tetos são de taboas largas e pintados. Possui boa qualidade da obra de talha e a pintura dos forros do corpo e da capela-mór. O da nave com as figuras dos quatro evangelistas está em perfeito estado de conservação. O da capela-mór, entretanto, apresenta uma pintura em parte deteriorada – nas juntas das taboas. Ambas as pinturas são a tempera.
Possui esta Igreja um altar-mór e dois laterais. Todos os altares são de madeira entalhada e pintados em ouro branco. Apresentam-se em perfeito estado. O altar-mór possui uma talha delicada.
O púlpito é formado por um consolo e possui frizos dourados. A Igreja possui ainda um coro com uma balaustrada de paus torneados e uma pia baptismal de pedra lavrada.
Sobre o arco do cruzeiro vê-se uma tarja totalmente dourada sob a qual existe uma data dificilmente visível e que pareceu-me ser 1923.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Processo de tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.