Prados – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Iphan

A matriz de Nossa Senhora da Conceição teve a construção iniciada por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e foi concluída depois de 1770.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Ladeira de Nossa Senhora Conceição, s/n – Prados – MG
Número do Processo: 870-T-1973
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 543, de 06/12/1996
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 608, de 06/12/1996
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A matriz de Nossa Senhora da Conceição teve a construção iniciada na mesma época, por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, mas só foi terminada depois de 1770.
Esse templo possui duas torres ornadas de colunas e cunhais em pedra, e uma grande portada em pedra de cantaria, seguindo um modelo bastante raro em Minas Gerais. Essa obra foi feita pelos artífices Agostinho José Dias e João Moreira.
O interior possui um altar-mor em estilo rococó, e mais seis altares laterais, também seguindo a mesma escola. O forro possui pinturas representando os Evangelistas e os Doutores da Igreja. Em todo o interior há uma equilibrada harmonia de cores e formas, que criam um ambiente agradável e recolhido.
Apesar de sua beleza e antiguidade, essa igreja é pouco citada por pesquisadores, e o próprio IPHAN somente a tombou como patrimônio no ano de 1995 – mais de meio século depois do início da catalogação das construções históricas brasileiras.
Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Prados faz parte da Diocese de São João del Rei.
Fonte: Patrimônio espiritual.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.