Rio de Contas – Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento


Imagem: Joao Vicente

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, inclusive as seguintes alfaias: a) duas tochas, b) outras duas tochas menores, c) uma cruz processional, d) seis varas de pálio, e) dois turíbulos, f) uma custódia grande, dourada, g) uma custódia pequena, de prata
Localização: Praça Senador Tanajura – Rio de Contas-BA
Número do Processo: 446-T
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 324, de 29/08/1958
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Segundo alguns autores, a Matriz do Santíssimo Sacramento constitui-se no mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano. Construída na segunda metade do século XVIII para ser a matriz da Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento e Minas do Rio de Contas, a igreja teria sido projetada para ter corredores laterais superpostos por galerias de tribunas. Contudo, tribunas entaipadas, alicerces e pedras de amarração indicam que o edifício não chegou a ser concluído. Apresenta planta semelhante a um “T” que se desenvolve em nave única com coro, capela-mor com duas sacristias justapostas e uma torre de terminação piramidal. Seu frontispício é rompido no térreo por portada central de cantaria, em arco pleno e duas portas, que são encimadas por duas janelas rasgadas, no nível do coro. À exceção da portada, todos os vãos possuem verga abatida e cercaduras de pedra. Sua volumetria distingue-se pelo jogo de alturas dos telhados e tratamento das superfícies, emolduradas por cunhais. No seu interior, destaca-se a carpintaria das sanefas, guarda-corpos do coro, tribuna, escada do púlpito entre outros elementos. O forro da capela-mor recebe pintura ilusionista, de inspiração italiana.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Acervo Rio de Contas
Patrimônio de Influência Portuguesa


2 comments

  1. Olá, estou à procura de dados/documentos dos meus familiares nesta Paróquia, tais como telefone e e-mail.

    Alguém, por favor, poderia me informar?

    Grata

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.