Rio de Janeiro – Antiga Imprensa Nacional


Imagem: Google Street View

A Antiga Imprensa Nacional em Rio de Janeiro-RJ foi tombada por sua importância cultural para a cidade.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal (Antiga Imprensa Nacional), na Rua Rodrigues Alves n°1, Saúde
Localização: R. Rodrigues Alves, n° 1 – Saúde – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.539/98
Tombamento Provisório: 9/12/1998

Descrição: A Imprensa Nacional foi criada por Decreto do príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808, com o nome de Impressão Régia. Recebeu no decorrer dos anos novos nomes: Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, Imprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional.

A história dos 206 anos dessa instituição pública, uma das mais antigas do País, confunde-se com a História do Brasil e pontua o desenvolvimento da informação e da cultura nacional. Com a sua criação surge a mídia impressa no Brasil – com quase duzentos anos de atraso em relação a outras nações da América Latina – sendo o primeiro jornal impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808. Além disso, teve sólida presença como casa editora até o ano 2000. Ou seja, o seu surgimento, inquestionavelmente, é um dos mais importantes legados da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, uma herança que se traduziu em bons e imprescindíveis serviços à sociedade e ao Estado.
Com a criação de Brasília, o órgão teve a sua sede transferida para a nova capital. Cumprindo o seu papel de órgão publicador dos atos de governo para o Estado Brasileiro, imprimiu o Diário Oficial União em Brasília, já no dia da sua inauguração, dando caráter de legitimidade à nova capital.
Fonte: Jorge Luiz Alencar Guerra.

Descrição: Conjunto de exemplares de edificações governamentais representativas de uma das vertentes da arquitetura moderna brasileira, de valor simbólico, histórico e urbanístico, representativas de um momento da construção do Brasil como nação moderna, no período do Estado Novo, referenciados à função cultural e política da antiga capital do Rio de Janeiro.São eles: Alfândega, Superintendência Regional da Polícia Federal (antiga Imprensa Nacional), na I R.A.; prédio do Tribunal Regional do Trabalho, Palácio Duque de Caxias ( antigo Ministério da Guerra), Edifício Almirante Tamandaré (antigo Ministério da Marinha), Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, na II R.A.

O tombamento foi motivado por um grupo de cidadãos, tendo à frente o historiador Gustavo Schoor, diante da ameaça de demolição do prédio da Conab, antigo entreposto de pesca, situado na praça XV.
No aterro do cais do Porto foi inaugurada, em 28 de dezembro de 1940, essa nova sede da Imprensa Nacional. O projeto do arquiteto Aníbal de Melo Pinto foi escolhido em concurso público. O grande edifício, de quatro andares e quase 30.000m², ocupa uma quadra inteira. A planta, quase quadrada, se desenvolve em torno de amplo pátio central. Na sua composição art deco destaca-se o pórtico moderno com torre de 43m de altura na fachada voltada para a avenida Rodrigues Alves.Atualmente abriga a Superintendência Regional da Polícia Federal.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Antiga Imprensa Nacional
Rio de Janeiro – Antigo Ministério da Marinha
Rio de Janeiro – Antigo Ministério do Trabalho
Rio de Janeiro – Ministério da Guerra
Rio de Janeiro – Prédio da Alfândega
Rio de Janeiro – Prédio da Cia. Nacional de Abastecimento (CONAB)

MAIS INFORMAÇÕES:
Jorge Luiz Alencar Guerra


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.