Rio de Janeiro – Edifício “A Noite”


Imagem: Diogo Vasconcellos de Almeida

O Edifício “A Noite”, em Rio de Janeiro-RJ, foi inaugurado em 7 de setembro de 1929. É emblemático tanto pelo aspecto estrutural e arquitetônico, quanto por seu significado cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edifício “A Noite”, localizado na Praça Mauá, nº 7, Município do Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 1648-T-2012
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 08/2016

Descrição: O edifício foi inaugurado em 7 de setembro de 1929. Segundo o parecer do Iphan, o prédio é emblemático tanto pelo aspecto estrutural e arquitetônico, quanto por seu significado cultural. Além disso, é considerado um marco da modernidade do Rio de Janeiro, então capital brasileira.
Os 22 pavimentos do primeiro arranha-céu brasileiro reunia multinacionais, como a Pan Am e Philips, agências de notícias e os consulados dos Estados Unidos e Panamá. O edifício de concreto armado abrigava também os estúdios e o auditório da Rádio Nacional, que no início do século XX era o centro da vida cultural. Pelos corredores do Edifício A Noite circulavam artistas como Cauby Peixoto, Emilinha, Marlene, Dalva de Oliveira e Francisco Alves.
Fonte: Brasil.

História: Dominando a Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, o Edifício A Noite lembra os anos de glória da região, quando artistas, empresários e políticos eram atraídos pela vida em torno de multinacionais, agências de notícias, consulados e principalmente da Rádio Nacional. Em 1928, o antigo Liceu Literário Português deu espaço a um edifício com 22 pavimentos e estrutura em concreto armado, edificado para abrigar o Jornal A Noite, um projeto do francês Joseph Gire, autor do hotel Copacabana Palace e do Palácio Laranjeiras, e do arquiteto brasileiro Elisiário Bahiana, tendo Emilio Baumgart como calculista estrutural.
Em seus andares estabeleceram-se sedes de empresas multinacionais, das agências de notícias La Prensa e United Press Association, além dos famosos estúdios da antiga Rádio Nacional, reconhecida nacionalmente pela produção de novelas e divulgação de artistas nacionais, eternamente associados à época em que o edifício era foco de uma vida alegre e boêmia.
Fonte: Brasil.

Arquitetura: O Edifício A Noite também é marco arquitetônico e urbanístico no País. A partir de sua construção, teve início um processo de verticalização da cidade. No início do século XX, na Avenida Central, atual Rio Branco, os edifícios chegavam a até oito pavimentos. Na Praça Mauá, no extremo oposto da Rio Branco, estava a sede do Jornal A Noite, um prédio com 22 andares e 102 metros de altura. Tanto as fachadas como as áreas internas revelam influências do estilo art decó. Em seu terraço havia restaurantes e um mirante que oferecia uma vista privilegiada da cidade e da Baía da Guanabara.
Desta forma, falar da verticalização das construções no Brasil é falar também da introdução e da rápida difusão do uso do concreto armado na realização de estruturas arquitetônicas. A construção do Edifício A Noite influenciou o Código de Obras na cidade, pois com sua conclusão, passaram a ser considerados critérios relacionados com a segurança e a viabilidade dos prédios altos.
Fonte: Brasil.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Brasil
Andrey Rosenthal Schlee
Wikipedia


Comentários

  1. Luiz Claudio Lemos |

    Há uma outra página que atribui, equivocadamente, ao edifício Martinelli em São Paulo o título de primeiro arranha-céu da América Latina, quando na verdade esse título pertence ao A Noite.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.