Rio de Janeiro – Fazenda do Viegas


Imagem: Ivokory

A Fazenda do Viegas ou Chácara do Viegas, no Rio de Janeiro-RJ, é uma antiga casa rural setecentista da região da Guanabara, com varanda ampla com colunas toscanas de alvenaria.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa: Fazenda do Viegas – Volume II – Extensão de área tombada
Localização: Senador Camará – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 54-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 121, de 14/06/1938

Descrição: Pertence ao tipo de casa rural setecentista da região da Guanabara, onde a característica principal é a varanda ampla com colunas toscanas de alvenaria. À frente dessa varanda e a ela ligada pelo pequeno coro, existe a capela, com acesso autônomo pelo pátio fronteiro à casa, mas já muito descaracterizada. Se destaca o desenho das folhas de treliça das janelas da sacristia e das que abrem para as varandas.
Fonte: Iphan.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Chácara do Viegas
Processo de Tombamento: E-03/300.143/69
Localização: R. Monte Alegre, n° 313 – Santa Teresa – Rio de Janeiro-RJ
Tombamento Provisório: 25/08/1972
Tombamento Definitivo: 31/07/2002

Descrição: Situada na antiga freguesia de Campo Grande, a três dias de viagem do centro urbano, antes das melhorias dos caminhos ocorridas no início do século XIX. O proprietário original também foi personagem do processo de conquista, mas o tamanho da propriedade e a distância da cidade demonstram uma menor proeminência social. Os proprietários de Campo Grande residiam em suas fazendas; enfrentaram dificuldades financeiras com o esgotamento do ciclo da cana, integrando um grupo que no século XIX ainda detinha certo prestígio social, mas pouco poder econômico. Propriedade dos Garcia do Amaral e depois dos Antunes Suzano. Os Garcia do Amaral tornaram-se proprietários do Engenho do Viegas por volta de 1721, que mudou de mãos no início do século XIX por dívidas de seu proprietário, Antônio Garcia do Amaral. A casa fica hoje no bairro de Senador Camará, também sobre uma pequena colina, numa área de preservação ambiental. O exame preliminar da planta mostra um claro acréscimo nos fundos, criando um estreito pátio interno. Há uma simetria na planta, sugerindo que esta conserva em grande parte sua conformação original.
Fonte: Casa de Rui Barbosa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
A Casa Senhorial
Casa de Rui Barbosa
Augusto Machado Paim
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.