Rio de Janeiro – Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores


Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

A partir de 1747, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores começou a ser construída no local onde os comerciantes reuniam-se para rezar.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Localização: Rua do Ouvidor, nº 135 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 15-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 14, de 20/04/1938

Descrição: A partir de 1747, a Igreja começou a ser construída no mesmo local onde havia um oratório dedicado à Nossa Senhora da Lapa, onde os comerciantes, ou “mercadores”, reuniam-se para rezar. No ano de 1750, foi sagrada e cinco anos depois concluída. Grandes obras de remodelação foram feitas de 1869 a 1872, quando se refez a fachada do templo, construiu-se a torre sineira e completou-se a obra de talha do interior.
A fachada da Igreja é constituída, na parte inferior por uma galilé formada por três arcos. A parte superior é o resultado de reformas realizadas a partir de 1869, segundo projeto de Antônio de Pádua e Castro que deu-lhe um aspecto clássico. Apresenta-se composta por três grandes janelas, com guarda-corpo de mármore trabalhado, encimados por nichos com estátuas de São Bernardo e Santo Adriano, procedentes de Lisboa. Entre os dois, há um medalhão de mármore trabalhado representando a coroação da Virgem, encontrado em escavações realizadas no terreno. Frontão triangular, com torre de mármore substituindo a original, destruída por uma bala de canhão durante a Revolta da Armada em 1893. A fachada conta ainda com um relógio e, na torre, o mais antigo carrilhão por música da cidade. O plano da nave é oval e da capela-mor retangular, ambas apresentando cúpula com lanternim.
A decoração interior foi realizada em dois momentos; numa mais antiga, de fins do século XVIII princípios do XIX, que corresponde ao retábulo da capela-mor e ao arco-cruzeiro, com elementos característicos do rococó. Outro momento, que está compreendido por volta de 1870-1872, relaciona-se às obras de estuque realizadas por Antônio Alves Meira ornamentando as cúpulas da nave e capela-mor e aos trabalhos executados por Antônio de Pádua e Castro para os retábulos da nave, púlpitos e coro. A sacristia é provida de um notável arcaz com oratório, além de um lavabo de mármore e de pinturas no teto.
No acervo artístico da Irmandade, a par de preciosos objetos de culto, peças de mobiliário e pinturas, destaca-se a imagem da Senhora da Lapa, que se encontra no consistório e que pertenceu ao primitivo oratório público.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa
Oliveira; Justiano v1
Oliveira; Justiano v2, p. 11
Wikipedia


2 comments

  1. Paulo Cesar |

    No mês de Julho num sábado, provavelmente dia 30 de Julho vou realizar um tour cultural e religioso, visitando as igrejas. Pretendo iniciar na Praça Maua primeiro de março, largo da Carioca e termina na Catedral de São Sebastião, talvez na igreja de Santa Luzia. Desejo saber os horários de visitas. É para pessoas da terceira idade , que pretendem no sábado, pois é mais tranquilo. Confirmo o sábado dentro de 5 dias a partir de amanhã.

    Paulo Cesar – guia de turismo com registro na Embratur.

    Rio, 26/04/22

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição. Seguem os contatos que encontramos online.
      Telefone: (21) 2509-2339
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.