Rio de Janeiro – Igreja de São Francisco da Prainha


Imagem: Porto Maravilha

De 1738 a 1740, a Ordem Terceira da Penitência construiu uma nova capela em centro de praça. A capela de São Francisco da Prainha.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Francisco da Prainha
Localização: Adro da Prainha, Morro da Conceição – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 22-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 74, de 08/07/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: No local denominado Prainha, nas faldas do Morro da Conceição, existiam até 1710 um trapiche e uma ermida, quando foram demolidos para dar lugar a um conjunto de casas e mais tarde, de 1738 a 1740, a Ordem Terceira da Penitência construiu uma nova capela em centro de praça. A capela de São Francisco da Prainha. assim como outros bens do Padre Doutor Francisco da Motta foram legados em testamento à Ordem Terceira da Penitência em 1704, não se sabe, porém, se a iniciativa da construção da capela teria sido do referido Padre. Por ocasião do ataque francês à cidade do Rio de Janeiro, em 1710, a capela foi incendiada por medidas táticas, atendendo as ordens do Governo. Foi reconstituída e reaberta em 1738. A capela tem nave única, e a sacristia apresenta no alto da sua fachada um pequeno campanário. Externamente suas linhas arquitetônicas são do estilo barroco, apresentando frontispício de grande altura, singelo e rodeado por cunhais robustos. A portada de acesso à nave é em cantaria. Internamente, toda a decoração é dos últimos anos do dezenove e inclui grades e escada em caracol de ferro fundido, mas a igreja contém ainda boas imagens antigas. A reforma de 1910 implantou no templo características góticas. Seu teto abobadado é sustentando por colunas deste estilo que se repetem no púlpito, no confessionário e mobiliário do templo. No altar-mor está entronizada a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. Na sacristia que possui entrada independente do templo, e está situada ao lado esquerdo do mesmo, podem ser apreciados duas telas representando São Francisco de Assis, cuja autoria é desconhecida.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Archdaily
Franciscanos
Porto Maravilha
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.